Ponte Rolante

Páginas: 6 (1273 palavras) Publicado: 16 de outubro de 2014
1. introdução
Historicamente, a Ponte Rolante começou em 1830 com a primeira empresa de guindastes, a Stuckenholz Ludwig agora Demag Cranes & Components, que em 1840, começou a produção em massa de equipamento na Alemanha.
Pontes Rolantes são máquinas transportadoras utilizadas em meio industrial no transporte de cargas de um lado para o outro contando com, pelo menos, três movimentosindependentes (longitudinal, transversal e vertical) que podem ou não ocorrer simultaneamente. Basicamente uma ponte rolante é composta de caminho de rolamento, vigas, carro e talha.
As Pontes Rolantes, segundo Tamasauskas 2000, são sistemas eletromecânicos constituídos de um carro que se desloca sobre vigas, ao longo do edifício, o qual possui mecanismo de elevação de cargas. Os principaisequipamentos que fazem parte das maquinas de elevação são: guindaste, ponte rolante, elevador e guincho. No Brasil a norma da ABNT que rege o projeto para as Maquinas de Elevação e Transporte de Maquinas (METs) é a NBR 8400 – Cálculo de Equipamentos para Elevação e Movimento de Carga – de 1984.
As atividades necessárias a um processo produtivo estão vinculadas a um transporte de carga, sendo ela de formacontinua ou descontinua. Quando busca uma redução de custos, um dos fatores importantes é o encurtamento das distâncias percorridas tanto pela matéria-prima quanto pelo produto final processado.









2. Desenvolvimento
Tamasauskas 2000, afirma que para o desenvolvimento de uma ponte rolante é necessário que haja os estudos aprofundados sobre os componentes utilizados e ascapacidades do equipamento em questão para total êxito em sua construção, dentre os dados técnicos necessários para o desenvolvimento de um projeto de uma ponte rolante estão: objetivo do equipamento, classificação dos mecanismos e estruturas conforme a norma NBR 8400, ambiente de trabalho, sistemas de controle de rotação dos motores elétricos, carga útil, tipo do controle de movimentos, dispositivo defixação da carga, vão, altura de elevação, velocidades dos movimentos, disponibilidade física e dimensional do local de operação do equipamento.
O sistema da ponte rolante é constituído de um carro o qual se desloca sobre vigas as quais também se deslocam ao longo do trilho, este carro possui um sistema de elevação de carga (descida e subida). Dentre os equipamentos, temos os considerados principais:carro, ponte rolante, elevador e guincho.























3. Modelo Padrão
Adotamos a partir de um modelo de ponte rolante, representado na Figura 1, que surgiu em meados de 1830 junto com a empresa de guindastes, a Stuckenholz Ludwig.
Figura 1. Equipamento adotado inicialmente por Ludwig Stuckenholz.

A partir das pontesrolantes iniciais foram aplicando, com os mais diversos sistemas e tecnologia conforme a Figura 2, com isso facilitando o manuseio do mesmo. Essa ponte demonstrada é tipicamente da mesma forma de uma ponte, no levantamento vertical de objetos de uma superfície para a outra. A grande facilidade de alguns Modelos é a movimentação no site, com trilhos (como na Figura 2).

Figura 2.Modelo de Ponte rolante utilizado com atuais tecnologias.

4. Modelo Desenvolvido
O modelo desenvolvido pode ser visualizado na Figura 3. Através de pesquisas foram formalizados os parâmetros necessários para desenvolver um protótipo de uma Pórtico rolante (Nome técnico), a mesma se caracteriza por materiais de baixo custo e durabilidade.
Visando uma melhor apresentação doprotótipo foram estabelecidos métodos para a construção de seus componentes sendo Ponte (Base), cabeceiras, vigas da ponte, carro ou Trolley e talha.

Figura 3. Modelo Ponte rolante desenvolvido para Projeto Integrador I.

Materiais Utilizados:
01 Barra perfil U Enrijecido 100x50x17 CH-14;
01 Barra Cantoneira 1.1/2” x 3/16”;
02 Barra Tubo INDL Quadrado 40x40 CH-14...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pontes rolantes
  • ponte rolante
  • Pontes Rolantes
  • PONTE ROLANTE
  • Ponte rolante
  • Ponte Rolante
  • Ponte rolante
  • Ponte rolante

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!