Ponte Juscelino Kubistchek

Páginas: 2 (302 palavras) Publicado: 20 de julho de 2015
Ponte Juscelino Kubistchek

[...]

O projeto de arquitetura

A capital do Brasil foi projetada para um limite de 500 mil moradores, tendo hoje dois milhões de habitantes. Diante deste novo fato epara atendimento à carência do Setor Habitacional Individual Sul – SHIS, bem como das cidades de Paranoá, São Sebastião, Setores Habitacionais Dom Bosco, São Bartolomeu e Jardim Botânico, as autoridadesviram a necessidade da construção de uma nova ponte que fosse compatível com a grandiosidade de Brasília.

Para tanto, a edificação deveria atender às seguintes funções:

Função Orgânica – Atuar comoartéria importante no organismo da cidade em desenvolvimento, constituindo-se em equipamento urbano essencial.

Função Técnica – Representada pelo conjunto de normas rodoviárias e urbanísticas,número e dimensões de pistas e seus usos, facilidades adicionais, itens de segurança e manutenção e viabilidade econômica, além de especificações e técnica de construção.

[...]

Função Estética – Apercepção da ponte por um observador distante ou aéreo deveria ser a de uma bela escultura, refletida no grande espelho d’água, gerando a sensação de um mirante a descortinar o amplo horizonte e o pôr-do-solda capital.

Função Plástica – A obra deveria se constituir em marco visual compatível com a monumentalidade e demais características plásticas de Brasília. Os resultados deveriam fazer da obra umobjeto com todos os ingredientes artísticos presentes na arquitetura de Brasília hoje nomeada patrimônio cultural da humanidade, respeitados os aspectos técnicos e econômicos pertinentes.

Função Cultural– Além do monumento em si e instrumento balizador marcante da nova articulação urbana, a estrutura a projetar deveria exibir a excelência da arquitetura e da engenharia nacionais para seus usuários,além da grande platéia internacional. A ponte deveria representar a homenagem prestada pela engenharia e arquitetura brasileiras à cultura nacional e mundial.

[...]

Fonte
PONTE Juscelino...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Juscelino Kubistchek
  • O retorno de Vargas e o governo de Juscelino kubistchek
  • Pontes- Sistema Construtivo na ponte Juscelino Kubitschek
  • Juscelino
  • Juscelino
  • Juscelino
  • Juscelino
  • Juscelino

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!