PONTE DE MACARR O Editado 1

1781 palavras 8 páginas
PONTE DE MACARRÃO

DAVI DE CARVALHO RIBEIRO
BRENO ALCÂNTARA
IGOR AUGUSTO CAINELLI
KLIVER ADENAUER
RESUMO
A construção e testes de cargas em pontes feitas de macarrão vêm com o intuito de motivar o emprego dos conhecimentos obtidos em sala na prática. O desafio é demonstrar a construção do mesmo assim como seu esboço, cálculos utilizados e o ensaio destrutivo para a verificação da carga máxima suportada.
Foi utilizado como base o conhecimento adquirido do primeiro ao quinto período de engenharia mecânica, para a construção, elaboração de sua geometria e dimensionamentos, não possuindo o conhecimento suficiente para a demonstração de todos os cálculos coerentes para o desenvolvimento da ponte de macarrão, foram feitas pesquisas, experimentos e testes.
Ponte é a construção do ser humano que permite ligar dois pontos distantes e separados por rios, lagos, vales ou outros obstáculos naturais ou artificiais.
1 – INTRODUÇÃO

Desde antigamente o homem tem a necessidade de atravessar obstáculos, em busca ou tentativa de encontrar alimentos e abrigos. As primeiras pontes surgiram de modo natural, com a queda de troncos sobre rios, um processo que foi seguido imediatamente pelos homens, com tudo o surgimento das primeiras pontes de troncos de arvores e pedras. Após a revolução industrial, construir pontes é um meio de acelerar a economia, significando economia de tempo e dinheiro. Com os avanços tecnológicos e o desenvolvimento do mundo, se desenvolve novas técnicas de manutenções e reparos, novos meios de construções e com novos materiais desenvolvidos. A figura 1 mostra a ponte caravana sobre o rio Meles, na Turquia. Ela foi construída por volta de 850 a.C., é uma das pontes mais antiga em funcionamento atualmente.
Figura 1- ponte caravana

Autor fotográfico: Murat AY/Panoramio

2 – FUNDAMENTOS

As treliças são estruturas constituídas por elementos rígidos, sobre forma geométrica triangular, que consiste em barras retas articuladas nas juntas ou “nós”, que são

Relacionados

  • Inteligência artificial
    173775 palavras | 696 páginas