ponte de macarrão

Páginas: 7 (1570 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014




Atividade pratica supervisionada
(APS)
PONTE DE ESPAGUETE





Goiânia-GO





PONTE DE ESPAGUETE – Universidade Paulista (UNIP)



1. REGRAS DO TRABALHO:

O tema do trabalho proposto é a construção e o teste de carga de uma ponte ‘’treliçada’’, utilizando macarrão do tipo espaguete e colas epóxi e quente aplicada com pistola conforme especificado no regulamento dacompetição.
A ponte deve ser capaz de vencer um vão livre de 1 m, com peso não superior a 1kg. A construção da ponte deverá ser precedida da análise de algumas opções possíveis de tipos de pontes e do projeto detalhado do tipo de ponte escolhida, com estimativa da carga de colapso.
O trabalho deverá ser realizado em grupo, sendo cada grupo formado por até 10 alunos.

2. INTRODUÇÃO:

Aspontes são uma das estruturas mais antigas inventadas pelo homem. Foram criadas pela necessidade de se atravessar obstáculos, como rios ou vales, na tentativa de encontrar alimentos ou abrigos. Ganharam grande notoriedade na arquitetura após a revolução industrial, pois construir pontes se tornou essencial para fazer a economia acelerar, significando rapidez e economia de tempo e dinheiro.
Nos temposatuais, com toda infraestrutura tecnológica, comunicação digital e equipamentos pesados que temos a disposição, é fácil chamar as pontes mais antigas de “primitivas”, mas não se pode esquecer das reais circunstâncias que essas pontes foram construídas. Mesmos sem os cálculos de engenharia e os testes de materiais usados atualmente, o raciocínio lógico das estruturas esteve presente na mente dosantigos construtores de pontes. Através do teste e do erro, construíram estruturas tão bem projetadas e sólidas que sobrevivem por séculos, até os dias atuais.
A competição para construção e teste de cargas em pontes feitas de macarrão é uma proposta que algumas Universidades do Brasil e do mundo fazem aos seus alunos de Engenharia, com o intuito de motiva-los a empregar os conhecimentos obtidosem sala de aula na prática. No geral, através de analises e pesquisas, o desafio é demonstrar passo a passo a construção do protótipo de uma ponte feita de macarrão bem como o esboço do projeto, cálculos utilizados e o ensaio destrutivo para verificar a quantidade máxima de carga suportada.
Como alunos do segundo semestre de engenharia básica sabemos que ainda não possuímos conhecimentossuficientes para demonstrarmos todos os cálculos corretos que envolvem a construção de uma ponte de macarrão. Por tanto para desenvolvê-la, fizemos pesquisas, utilizamos nossos conhecimentos de física e matemática adquiridos até o momento e assim como os antigos construtores, nossa intuição, raciocínio lógico, experimentos e testes.

3. OBJETIVOS DO TRABALHO:

O objetivo principal do trabalho propostoé motivar nos alunos o desenvolvimento de habilidades que lhes permitam:
Aplicar conhecimentos básicos de Mecânica dos Sólidos para resolver problemas de Engenharia.
Utilizar computadores para resolver problemas de Engenharia.
Projetar sistemas estruturais simples.
Comunicar e justificar seus projetos em forma oral e escrita.
Trabalhar em grupo para executar seus projetos.

4. PASSOSPARA A CONSTRUÇÃO DA PONTE DE ESPAGUETE:
Dados Gerais:
Número médio de fios de espaguete em cada pacote: 500
Diâmetro médio: 1,8 mm
Raio médio: 0,9 mm
Área da seção transversal: 2,545 x 10-2 cm2
Momento de inércia da seção: 5,153 x 10-5 cm4
Comprimento médio de cada fio: 25,4 cm
Peso médio de cada fio inteiro: 1 g
Peso linear: 3,937 x 10-2 g/cm
Módulo de Elasticidade Longitudinal: 36000kgf/cm2



Definições da Geometria da ponte:
Existe uma série de bibliografias referente ao tema deste trabalho, por tanto focamos nas mais relevantes para execução do nosso projeto. Nosso objetivo foi construir uma ponte com uma boa resistência, mas que sua montagem e cálculos fossem descomplicados para serem executados. O primeiro passo foi a definição de que tipo de ponte deveríamos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ponte macarrao
  • Ponte de Macarrão
  • Ponte de macarrão
  • Ponte de macarrão
  • Ponte de macarrão
  • Ponte de macarrão
  • ponte macarrão
  • ponte de macarrão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!