Ponte de Coaldbrookdale

724 palavras 3 páginas
Ponte de Coaldbrookdale

A Revolução Industrial dos séculos XVIII e XIX marcou o ferro fundido como base para a construção de pontes. A "Ironbridge" (literalmente a ponte de ferro), construída por Abraham Darby III, foi a primeira ponte de todos os tempos construída em ferro fundido.
Uma ponte logo surgiu como a única opção. O projeto da ponte foi feito por Thomas Pritchard. Sua versão final, que pode ser vista até os dias de hoje, conta com 5 arcos semicirculares feitos de ferro fundido, dividos ao meio, vencendo um vão de 30,6 m e completando a extensão total da ponte de 60 m. Muitos reforços foram sendo feitos ao longo dos anos e em 1973 e 1974, durante as águas baixas do verão, o último reforço foi feito, gerando na ocasião, um comentário de que a ponte resistiria por mais 200 anos. Sabe-se, atualmente, que na verdade a ponte realmente sobreviveu até que fossem feitos esses últimos reforços, graças ao fato de Coalbrookdale, depois do período da Revolução Industrial, ter deixado de ser um polo industrial, o que impediu o crescimento da região e do tráfego na ponte, garantindo assim a integridade da mesma.

Segue uma ficha técnica resumida sobre a ponte de Coaldbrookdale
Nome
IronBridge
Estrutura
Arco
Função
Ponte Rodoviária
Tempo para ser construída
1777 à 1779
Material utilizado para construção
Ferro fundido

Fonte http://www.lmc.ep.usp.br/people/hlinde/estruturas/coal.htm Ponte da Renascença/Idade Média

É nessa época que começam a aparecer pontes com as mais diferentes finalidades: militares, comerciais, residenciais ou mesmo espirituais. A grande contribuição da idade média para a técnica das pontes é a diversificação dos arcos de suporte que passam a incluir os arcos ogivais*, não só mais elegantes, como mais seguros e fáceis de construir.
Durante a renascença o aumento das necessidades de deslocação e transporte levou a uma evolução das técnicas construtivas, nomeando-a de projeto das pontes de treliça, como consequência do seu

Relacionados

  • seminario sobre a revoluçao industrial
    622 palavras | 3 páginas