Ponderações sobre os sofrimentos do jovem werther

Páginas: 5 (1041 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
Tema geral: Iluminismo.
Tema específico: A crítica à razão iluminista exposta na literatura.
Ponderações sobre Os Sofrimentos do Jovem Werther
O romantismo foi uma escola que fez duras críticas ao modo de vida da sociedade que estava surgindo no século XVIII. Os românticos eram contrários à racionalização da sociedade e as impessoalidades que essa razão trazia, as luzes que o homem jogava nomundo acabava ofuscando a sua visão do todo. Em contrapartida a esse pensamento racional, os românticos tentavam trazer novamente aquela arte inspirada no fundo da alma, recheada de sentimentos. Havia um abandono de normas padrões na arte, no caso especifico da literatura havia uma liberdade do artista em não precisar mais usar rimas ou métricas perfeitas, como se sua produção acontecesse aoacaso, aflorado de suas emoções.
As obras não tentavam retratar o homem tal qual ele era, mas o que estava no seu interior, naquilo que escapava a racionalidade. Pelas emoções serem o centro das obras, várias vezes os artistas acabavam colocando as suas próprias emoções e experiências nas suas manifestações artísticas, o artista muitas vezes se inserindo nos seus projetos, como no caso do romance deGoethe.
Várias obras nessa temática romântica foram produzidas ao longo dos anos, mas o romance alemão de Johann Wolfgang Von Goethe foi considerado para muitos como o marco inicial da escola romântica na literatura. Ela tem um certo tom autobiográfico, como se o autor tentasse pretendesse se inserir na obra, mas sem deixar claro quem são os personagens da obra na vida real, colocando notas emsua obra indicando que nomes pessoais e lugares tiveram seus verdadeiros nomes trocados para que se preservasse a identidade das pessoas inseridas na história.
Acredita-se que Goethe tenha escrito a obra em 1774 após uma série de cartas trocadas com um amigo, ele trancou-se no quarto e em poucos dias tinha em mãos uma grande obra escrita, quase como inspiração divina, o que também pode serobservado como uma característica do romantismo.
A leitura do livro é agradável e fácil, escrita em formato epistolar, dividida entre as cartas que o protagonista envia para um amigo seu que está distante. O tema é bastante simples, se tratando de um jovem da cidade que acaba indo morar no interior por conta de seu trabalho, lá ele encontra com uma bela donzela que encanta seu coração. Ambos começam ase encontrar com freqüência para conversar sobre vários assuntos sem nunca se tocarem, porém ela está prestes a se casar com uma importante figura da cidade, um homem admirável e respeitado até mesmo pelo próprio protagonista da história.
Com um final trágico, Werther apesar de saber que seu amor era correspondido, também sabe que este é impossível, já que sua amada acaba se casando. Na noite docasamento, o jovem se arma, aponta as pistolas para a própria cabeça tirando a sua vida no final do livro.
A leitura de Werther se propagou rapidamente pela Alemanha, tornando-se muito popular, a ponto dos jovens da época se vestir com as mesmas roupas que seu ídolo, mostrando que esses leitores também tinham as mesmas preocupações e anseios que o protagonista dessa história. Outra mostra dapopularidade dos Sofrimentos do Jovem Werther, foi a grande onda de suicídio que percorreu toda a Europa, devido ao suicídio depressivo do personagem no fim da obra, o que fez com que muitos países proibissem a circulação de sua obra.
Essa popularização do livro está ligada as facilidades de impressão e ao gosto pelo drama que a burguesia desenvolveu. A burguesia era a mais nova camada leitora dasociedade, sendo a obra de Goethe voltada totalmente para esse público, mesmo que muitas vezes as criticas do autor seja justamente um tapa na cara desse público.
O romantismo que surge com Werther está completamente atrelado a estética burguesa, sendo na época muitas vezes considerada como uma obra inferior de gosto duvidoso. Os autores dos livros românticos precisavam trabalhar temáticas que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Os Sofrimentos do Jovem Werther.
  • Os Sofrimentos Jovem Werther
  • Os Sofrimentos Do Jovem Werther
  • Os Sofrimentos do Jovem Werther
  • Os Sofrimentos do Jovem Werther
  • Os sofrimentos do Jovem Werther
  • Livro os sofrimentos do jovem werther
  • Sofrimentos do Jovem Werther

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!