Pombo

Páginas: 2 (336 palavras) Publicado: 19 de agosto de 2014
1. Introdução: teorias da educação e concepções pedagógicas
O texto aborda as concepções pedagógicas na história da educação brasileira, delimitando como eixo ordenador a oposição entre teoriaeprática, esta, vista como a relação mais fundamental da pedagogia, entendida como “teoria da educação”, que se estrutura a partir e em função da prática educativa.
As diferentes concepções deeducaçãopodem ser agrupadas em duas grandes tendências: a primeira composta pelas concepções pedagógicas que dão prioridade à teoria sobre a prática, onde se enquadram as diversas modalidades depedagogiatradicional; a segunda se compõe das concepções que subordinam a teoria à prática, enquadrando as diferentes modalidades de pedagogia nova.
Até o final do séc. XIX predominou a primeira tendência,tendocomo preocupação a centralização das “teorias do ensino”, onde o problema fundamental é a formulação de métodos de ensino. As concepções tradicionais vão desde Platão e a pedagogia cristã, passandopelaspedagogias dos humanistas e pela pedagogia da natureza, assim como a pedagogia idealista de Kant, Fichte e Hegel, o humanismo racionalista, a teoria da evolução e a sistematização deHerbart-Ziller;centralizando o papel do professor, cuja função é transmitir os conhecimentos acumulados pela humanidade, enquanto aos alunos cabia apenas a assimilação dos mesmos.
Já a segunda tendência,dascorrentes renovadoras, é representada por Rousseau, Pestalozzi, Froebel, KierKegaard, Stirner, Nietzsche e Bergson, chegando ao movimento da Escola Nova, às pedagogias não diretivas, àpedagogiainstitucional e ao construtivismo; centra-se nas “teorias da aprendizagem” destacando o educando no processo educativo, onde, por meio da interação entre si e com o professor, realiza a própriaaprendizagem,construindo seus conhecimentos. Cabe ao professor o papel de acompanhar e auxiliar o educando em seu próprio processo de aprendizagem. O eixo do trabalho pedagógico desloca-se, portanto, da......
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pombos
  • Pombos
  • Pombos
  • pombos
  • Pombos
  • doenças do pombos
  • Proliferação de Pombos
  • rocha pombo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!