Política_uma brevíssima introdução_Minogue, Kenneth

331 palavras 2 páginas
Objetivo do trabalho

Através da pesquisa da psicologia social do trabalho, abordar informações relevantes aos temas atuais, trazendo conceitos fundamentais da psicologia social aliado aos problemas recorrentes do trabalho como o desemprego, as mas condições de vida, a injustiça e a desigualdade social e entre outros.

Introdução
A psicologia do trabalho com a perspectiva de estudar as questões cotidianas do trabalhador e da empresa tem no enfoque dos estudos a parte administrativa como a gestão de recursos humanos, o ganho salarial, os benefícios, os planos de carreiras e o lucro, subjugadas pela lei laissez-faire. A psicologia social do trabalho vem para quebrar essa ideologia tradicional, na qual o lucro se sobrepõe a vida digna dos trabalhadores. Ela tem como função enfocar temas marginais do trabalho como por exemplo: as ações sociais dos trabalhadores no movimento sindical, a discussao sobre o preconceito existente no ambiente de trabalho, a discriminação de gênero entre homens e mulheres, a formação de grupos para discussão de problemas, a criação de formas variadas de trabalho como possiblidade solidaria e emancipatoria do trabalho e entre outros.

Atualidade
Comentar e explicar o estudo sobre o artigo “POSSIBILIDADES SOLIDARIAS E EMANCIPATORIAS DO TRABALHO: CAMPO FERTIL PARA A PRATICA PSICOLOGIA SOCIAL CRÍTICA”.

Crítica
A psicologia social tem como fundamentos a defesa dos direitos humanos, o bem estar social e a vida digna.
No trabalho, muitas vezes as instituições exploram seus empregados, pelo fato deles nao poderem ir contra o sistema, caso o contrario estariam fora da institição, podendo sendo substituido por outro.
Vivemos em uma sociedade capitalista, na qual o lucro é mais importante que o bem estar no ambiente de trabalho. Reformar leis, regras, sistemas das instituições é o primeiro passo para ter um melhora social, criando formas de solidariedade e emancipacao do trabalho, beneficiando tanto o trabalhador quanto o patrao.

Relacionados