POLÍMERO D3O®

1229 palavras 5 páginas
polímero d3o®
Gabriel Silva Schafascheck - gschafascheck@gmail.com
Janio Oliveira Sant’Ana - janiosantana@hotmail.com
Leôncio da Silva Rodrigues- leonciosr@gmail.com
Paulo Fernando Ferreira Lima- pfflima@gmail.com
Rafael Bissoli Dias - rafaelbissolidias@yahoo.com.br
Raphael Braz Ruy - rafinharuy@gmail.com

Ciência e Tecnologia dos Materiais – Edna Conceição Rocha
Resumo
Este artigo apresenta um dos polímeros inteligentes de grande utilizade, mas pouco conhecido pelas pessoas, o D3O®, um material macio e flexível que segue a forma natural e anatômica do corpo, permitindo o máximo em movimentos.
Palavras-chave: D3O; polímero inteligente; monômeros.
Introdução
Quem nunca questionou sobre a segurança dos nossos policiais? O uso do colete à prova de balas, por exemplo, não protege a cabeça. Soldados que vão à guerra, esportes com alto risco de traumas de impacto, principalmente para os esportistas off-road1, dão sempre motivos para preocupações. Felizmente, para resolver esse problema, uma empresa inglesa, D3O Lab, especializada na criação de polímeros, inventou e desenvolveu um novo material macio, fácil de ser inserido em vestuário técnico, tanto esportivo como de trabalho. Essa substância tem o precioso detalhe de passar, rapidamente, do estado de maciez ao estado de rigidez, no momento em que recebe um forte golpe; um material flexível, leve e totalmente transpirante, capaz de absorver, eficazmente, a energia que se desprende, em caso de impacto.

Polímeros
Os polímeros são compostos químicos de elevada massa molecular relativa. Estes contêm os mesmos elementos nas mesmas proporções relativas, mas em maior quantidade absoluta. Os Polímeros são macromoléculas formadas a partir de moléculas menores - os monômeros. O processo de transformação desses monômeros, formando o polímero, é chamado polimerização2. A massa molecular de um polímero varia muito, sendo que em uma porção de material polimerizado existem moléculas maiores e menores. Os polímeros

Relacionados