Polígrafo de calorimetria

1311 palavras 6 páginas
Calorimetria – refere-se à determinação das quantidades de calor absorvidas ou desprendidas nos diversos fenômenos térmicos. Calor – Quando se coloca em contato dois corpos A e B a temperaturas diferentes e isolados termicamente, verifica-se que o mais frio vai se aquecendo e o mais quente se esfriando, até que tenham a mesma temperatura (temperatura de equilíbrio térmico). Para que se estabeleça o equilíbrio térmico entre os dois corpos é necessário que uma certa quantidade de energia seja transferida do corpo de maior temperatura para o de menor temperatura; essa energia em trânsito recebe o nome de calor. Não se pode dizer que um corpo tem calor, mas que possui energia térmica e que o calor é energia térmica em trânsito. Unidades de calor – como calor é energia térmica em trânsito, no Sistema Internacional de Unidades (SI), calor e energia têm a mesma unidade, o joule (J). Mas, pode-se utilizar também a caloria (cal) ou a quilocaloria (kcal), tal que, 1 kcal=1.000cal. Caloria ou cal: quantidade de calor necessária para elevar a temperatura de 1g de água de 14,5oC a 15,5oC, ou seja, de 1 oC.

1 kcal=1.000 cal.
Relação entre a caloria (cal) e o joule (J)

Equação fundamental da calorimetria

Denomina-se calor sensível ou calor específico (c) o calor que provoca uma variação na temperatura de um corpo, sem que ele mude de estado físico. Verifica-se experimentalmente que a quantidade de calor (Q) recebida ou cedida por um corpo é diretamente proporcional à sua massa e á sua variação de temperatura.
Matematicamente:

Onde c é o calor especifico (constante de proporcionalidade que é característica de cada corpo).
Capacidade térmica (C)

Define-se capacidade térmica (C) ou capacidade calorífica de um corpo como sendo o produto da massa desse corpo pelo calor específico da substância de que ele é constituído, ou seja, --- C=m.c --- como Q=m.c.Δt --- Q=C.Δt --- ou Q=C/(t – to)

O que você deve saber Calor – energia

Relacionados

  • 1299253
    3856 palavras | 16 páginas
  • Relatividade
    46999 palavras | 188 páginas
  • PPC Lic Diurno ESEF Out2013
    43956 palavras | 176 páginas