Polícia comunitária e os Grupos vulveráveis

1284 palavras 6 páginas
A polícia comunitária e os grupos vulneráveis:uma abordagem à luz dos direitos fundamentais e do princípio da dignidade humana
Introdução
Dentre os aspectos negativos, a título de ilustração, é possível ressaltar que a violência segue regras próprias, situações-limite passam a ser imaginadas e repetidas como uma justificativa para a alternativa de que só a força resolve conflitos e, nesse contexto, a violência torna-se um item obrigatório na visão de mundo que o indivíduo adquire no mundo moderno.

Em virtude dessa configuração, fez-se surgir um processo de interação entre a polícia e a comunidade, com o fim na contenção e na prevenção da violência, nas grandes, médias e pequenas cidades brasileiras. (CHAGAS, José Ricardo, 2009)

Na esfera federal, esse processo de interação já conta com o Programa Nacional de Segurança Pública (PRONASCI), já atuando em grandes cidades do Brasil e, que tem apresentando resultados no combate à violência através da capacitação de mais de 15 mil policiais em técnicas de policiamento comunitário em todos os estados (MINISTÉRIO DA JUSTIÇA, 2009).

Como parte desse quadro e alvo da violência na atualidade, estão os grupos vulneráveis, que são aqueles grupos de indivíduos que estão inseridos numa minoria que tem sua participação, acesso ou mesmo oportunidades, em termos igualitários, proibida ou dificultada quanto aos bens e serviços disponibilizados, de maneira geral, para a população. São grupos excluídos, em razão de motivos raciais, religiosos, orientação sexual, gênero, saúde, idade, incapacidade física ou mental, dentre outras e que sofrem os efeitos da exclusão sob os aspectos materiais, morais e sociais.

O Problema

A sociedade moderna e como parte dela, os excluídos, sofrem os efeitos da violência que se desdobra em desigualdade e conseqüente preconceito, o que representa uma afronta aos direitos de dignidade da pessoa humana, amplamente defendidos na Carta Magna, na Declaração Universal dos Direitos Humanos, e

Relacionados