poluicao

Páginas: 13 (3161 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
POLUIÇÃO VISUAL

Definição

Poluição visual, é o excesso de elementos ligados à comunicação visual como cartazes, anúncios, propagandas, banners, totens, placas, dispostos em ambientes urbanos, especialmente em centros comerciais e de serviços, a agressão visual é mais ou menos recente e , o que é pior, autorizada por leis municipais descabidas. Acredita-se que, além de promover odesconforto espacial e visual daqueles que transitam por estes locais, este excesso enfeia as cidades modernas, desvalorizando-as e tornando-as apenas um espaço de promoção do fetiche e das trocas comerciais capitalistas, somado com esse problema, é a existência da propaganda, mas o seu descontrole. Apesar de ser considerada por alguns estudiosos como uma expressão artística urbana, o grafite podecontribuir para a degradação visual em áreas da cidade, que por sua vez também é considerada poluição visual algumas atuações humanas sem estar necessariamente ligada a publicidade. Existe amparo legal para essa tarefa e é importante observar que a lei que define crimes contra o meio ambiente (n. 9605/98), no seu artigo 54, típica o delito de poluição, a cujo autor atribui pena de reclusão de um a quatroanos e multa.

Seus Efeitos

O lixo propriamente dito também é considerado um elemento de desconforto visual que contribui para a sensação de mal-estar urbano. A poluição visual degrada os centros urbanos pela não coerência com a fachada das edificações, pela falta de harmonia de anúncios, logotipos e propagandas que concorrem pela atenção do espectador, causando prejuízo a outros. O indivíduoperde, em um certo sentido, a sua cidadania no sentido de que ele é um agente que participa ativamente da dinâmica da cidade para se tornar apenas um espectador e consumidor, envolvido na efemeridade dos fenômenos de massas. A profusão da propaganda na paisagem urbana pode ser considerada uma característica da cultura de massas pós-moderna.

Seus Prejuízos

Uma das maiores preocupações sobre apoluição visual em vias públicas de intenso tráfego, é que pode provocar situações de perigo eminente para o cidadão, os motorista por exemplo, cada vez mais expostos a elementos que podem acarreta distração, correm mais risco de provocar acidentes. Muitos países possuem legislações específicas para controle de sinalizações em diversas categorias de vias. Alguns psicólogos também afirmam que osprejuízos não se restringem à questão material mas atingiriam também a saúde mental dos usuários, na medida em que sobrecarregaria o indivíduo de informações desnecessárias.
Poluição visual urbana
Ao se tratar de poluição, dificilmente as pessoas se recordam da poluição visual. Entende-se como poluição visual em áreas urbanas a proliferação indiscriminada de “outdoors”, cartazes, formas diversasde propaganda e outros fatores que causem prejuízos estéticos à paisagem urbana local.
A poluição visual é um problema visível na atualidade, e a seguir serão apresentadas as melhorias que podem ser feitas, e algumas atitudes tomadas por alguns órgãos públicos.
Segundo GORDON os anúncios e publicidades nas ruas, embora quase ignorados pelos urbanistas, constituem uma contribuição bastante óbviae freqüente para a paisagem urbana sendo considerada neste aspecto a maior do século XX.
Algumas razões para se controlar a publicidade de rua seriam o fato dos anúncios serem inconvenientes e, portanto contrários ao bem-estar das populações; invadirem os espaços públicos, fazendo com que os habitantes não tenham outra opção a não ser  reparar neles; banalizarem o ambiente, degradando o gostopopular, além de distraírem os condutores nas vias.
Juntamente com a poluição sonora, a poluição visual causa graves males à saúde, agredindo a sensibilidade humana, influenciando a mente, afetando mais psicologicamente do que fisicamente. Este tipo de poluição é a que menos recebe atenção por parte do governo e das pessoas em geral. O problema preocupa, mas é renegado a segundo plano, justamente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • poluição
  • poluicao
  • poluição
  • poluição
  • Poluicao
  • Poluição
  • Poluição
  • Poluição

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!