Poluiçao

Páginas: 15 (3516 palavras) Publicado: 10 de abril de 2011
[pic]

A influência da Poluição sobre a Saúde Pública.

Aluno: Mickael Gonçalves Pereira.

Índice

Introdução

Este trabalho é elaborado sobre a poluição, os tipos de poluição, que iremos abordar, as consequências que esta faz, com imagens onde podemos observar o mundo em que vivemos sem darmos conta.

Aqui, pode-se reflectir, se não será bom tentarmos fazer um mundo melhor.

Apoluição pode ser definida como a introdução no meio ambiente de qualquer matéria ou energia que venha alterar as propriedades físicas ou químicas ou biológicas desse meio, afectando, ou podendo afectar, por isso, a “saúde” das espécies animais ou vegetais que dependem ou que têm contacto com ele, ou que nele venham a provocar modificações físico-químicas nas espécies minerais presentes.

Tomandopor base a espécie humana, tal definição, aplicada as acções praticadas pela espécie humana, levaria a conclusão de que todos os actos originários desta espécie são actos poluidores; o simples facto de respirar, por exemplo.

Poluição atmosférica, um problema de saúde pública?

A poluição atmosférica caracteriza-se basicamente pela presença de gases tóxicos e partículas sólidas no ar. Asprincipais causas desse fenómeno são a eliminação de resíduos por certos tipos de indústrias (siderúrgicas, petroquímicas, de cimento, etc.) e a queima de carvão e petróleo em fábricas, automóveis e sistemas de aquecimento doméstico. O ar poluído penetra nos pulmões, ocasionando o aparecimento de várias doenças, em especial do aparelho respiratório, como a bronquite crónica, a asma e até o cancro dopulmão.

[pic]

Outra importante consequência da poluição atmosférica é o surgimento e a expansão de um buraco na camada de ozónio, que se localiza na atmosfera – camada atmosférica situada entre 20 e 80 km de altitude. O ozónio é um gás que filtra os raios ultravioletas do Sol. Se esses raios chegassem à superfície terrestre com mais intensidade provocariam queimaduras na pele, que poderiam atécausar cancro.
Na realidade, é nos grandes centros urbanos que o espaço construído pelo homem alcança seu grau máximo. Quase tudo é artificial; e, quando é algo natural, sempre acaba mostrando variações ou modificações provocadas pela acção humana. O próprio clima das cidades – o chamado clima urbano – constitui um exemplo disso. Nas grandes aglomerações urbanas normalmente faz mais calor e choveum pouco mais que nas áreas rurais vizinhas; além disso, nessas áreas são também mais comuns as cheias após algumas chuvas. A carência de áreas verdes, a presença de grandes quantidades de gás carbónico na atmosfera (que provoca o efeito estufa), o grande consumo de energia devido à queima de gasolina, óleo diesel querosene, carvão, etc., nas fábricas, residências e veículos são responsáveis peloaumento de temperatura do ar. Já o aumento dos índices de pluviosidade se deve principalmente à grande quantidade de micro partículas (poeira, fuligem) no ar, que desempenha um papel de núcleos higroscópios que facilitam a condensação do vapor de água da atmosfera. E as cheias decorrem da dificuldade da água das chuvas de se infiltrar no subsolo, pois há muito asfalto e obras, o que compacta o soloe aumenta sua impermeabilização.

[pic]
Todos esses factores que provocam um aumento das médias térmicas nas cidades somados aos edifícios que barram ou dificultam a penetração dos ventos e à canalização das águas – fato que diminui o resfriamento provocado pela evaporação – conduzem à formação de uma ilha de calor nos grandes centros urbanos. De facto, uma grande cidade funciona quase comouma “ilha” térmica em relação às suas vizinhanças, onde as temperaturas são normalmente menores. Essa “ilha de calor” atinge o seu pico, o seu grau máximo, no centro da cidade.

[pic]

A grande concentração de poluentes na atmosfera provoca também uma diminuição da irradiação solar que chega até a superfície. Esse fato, juntamente com a fraca intensidade dos ventos em certos períodos, dá...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • poluição
  • poluicao
  • poluição
  • poluição
  • Poluicao
  • Poluição
  • Poluição
  • Poluição

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!