Poluiçao da água

Páginas: 33 (8247 palavras) Publicado: 7 de outubro de 2011
FACULDADE MONTENEGRO - FAM
PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL

MONOGRAFIA

JOGOS PARA A ESTIMULAÇÃO DAS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS

MARANHÃOZINHO-MA
2011
ESTER CÂNDIDO DE OLIVEIRA



JOGOS PARA A ESTIMULAÇÃO DAS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS

Monografia apresentada à Universidade Montenegro, parcial para a obtenção do título de especialista de Pós-Graduação latu senso em PsicopedagogiaInstitucional.



PROFESSORA ESPECIALISTA TATIANA SUELY RIBEIRO LOPES

MARANHÃOZINHO - MA
2011
ESTER CÂNDIDO DE OLIVEIRA

Nota ___________



JOGOS PARA A ESTIMULAÇÃO DAS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS

Monografia apresentada à Universidade Montenegro, parcial para a obtenção do título de especialista de Pós-Graduação latu senso em Psicopedagogia Institucional.

______/______/________BANCA EXAMINADORA

Avaliado por:

____________________________________________
Professor avaliador

____________________________________________
Professor avaliador

DEDICATÓRIA

Dedico esse trabalho a todos os professores que atuam ou irão atuar na educação infantil sabendo da grande responsabilidade que é trabalhar com a educação de crianças tão pequenas. Principalmente àquelesque trabalham com o uso de brincadeiras e jogos, pois sabem o quanto é importante para a criança brincar e as grandes contribuições que esses instrumentos trazem para o seu desenvolvimento físico e psicológico. Aos futuros professores que um dia irão lecionar e saber e sentir o que é ser professor.

AGRADECIMENTOS

Em primeiro lugar agradeço a Deus por ter me guiado e me tranquilizado nosmomentos de muita angústia enquanto redigia este trabalho e por ter me dado sabedoria para concluí-lo.
Agradeço ao meu pai, a minha mãe, por sempre me apoiarem nos momentos em que necessitei e a todos familiares por terem compreendido minhas faltas em algumas ocasiões em que não pude comparecer por estar estudando.
Aos meus amigos por ficarem durante horas me ouvindo falar dos meus anseios epreocupações com relação a este trabalho, um assunto que talvez nem os interessasse tanto a eles.
Agradeço aos meus colegas de classe por terem me encorajado inúmeras vezes, mesmo sabendo que eles também necessitavam de encorajamento.
Enfim agradeço todos.

EPÍGRAFE

“Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se triste é ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentadosenfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.”

(Carlos Drummond de Andrade)

RESUMO

O conceito de inteligência tem sido reformulado deixando de referir-se a um modelo inato e inalterável de capacidades para dar lugar a uma concepção plástica e global de inteligência que abarca as dimensões: espacial, lógico-matemática, verbal, pictórica, intra einterpessoal, musical, cinestésico-corporal e naturalista. Considerando que a inteligência pode ser desenvolvida e aperfeiçoada, os jogos educativos e as próprias brincadeiras antigas e atuais atuam como instrumentos auxiliares no processo de ensino-aprendizagem, propiciando às crianças estímulo à outra forma de aprendizagem que se alia ao lúdico, manifestando seu potencial criativo, a livre expressão e ocontato interpessoal. Faz-se necessário que os educadores apropriem-se desse instrumento, que pode mostrar-se atraente às crianças pelo pertencimento ao seu universo lúdico e pela destronização das práticas educativas, além da capacidade de exploração de conteúdos didáticos e proporcionando estimulação de múltiplas inteligências.

Palavras-chave: jogos educativos; inteligências múltiplas;ensino-aprendizagem, brincadeiras tradicionais.

ABSTRACT

The concept of intelligence has been redesigned leaving to refer to a model of innate and unchangeable abilities to make room for a plastic design and overall intelligence that encompasses dimensions: spatial, logical-mathematical, verbal, pictorial, intra and interpersonal musical, bodily-kinesthetic and naturalist. Considering that...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Poluição da Água
  • Poluição da água
  • poluição das aguas
  • Poluição das águas
  • Poluição da Água
  • Poluiçao Agua
  • Poluição da Água
  • poluição da agua

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!