Poluição

Páginas: 3 (626 palavras) Publicado: 26 de novembro de 2014
Poluição

A poluição atmosférica é uma ameaça para a saúde em todo o mundo. Mais de dois milhões de mortes prematuras a cada ano podem ser atribuídas aos efeitos da poluição do ar urbano. Aqueima de combustíveis fósseis e de biomassa é a fonte mais significativa de poluentes atmosféricos.
Aparelhos domésticos de combustão, veículos, instalações industriais e incêndios florestais são fontesde poluição do ar. Ao reduzir os níveis de poluição do ar pode diminuir a carga global de complicações ligadas a infecções respiratórias, como doenças cardíacas e câncer de pulmão.Substâncias poluentes mais agressivas ao ser humano:

1. Partículas Totais em Suspensão (PTS), Fumaça e Partículas Inaláveis (PM10)
Representam materiais sólidos e líquidos em suspensão naatmosfera, como poeira, pó, fuligem, fumaça. O tamanho das partículas é o critério utilizado para a classificação destes materiais. Partículas mais grossas ficam retidas no nariz e na garganta, provocamincômodo e irritação, além de deixarem o organismo mais vulnerável. Poeiras mais finas causam danos ao aparelho respiratório. Podem carregar outros poluentes para os alvéolos pulmonares, provocando doençasrespiratórias, cardíacas e câncer.
2. Ozônio (O3)
O ozônio é um gás composto por três átomos de oxigênio, invisível, com cheiro marcante e altamente reativo. Na estratosfera ele ajuda a proteger aTerra da radiação solar, mas na camada mais baixa da atmosfera ele é nocivo à saúde. O ozônio é formado pela reação dos hidrocarbonetos e óxidos de nitrogênio presentes no ar, sob ação da radiaçãosolar e é o principal representante do grupo de poluentes conhecidos como oxidantes fotoquímicos. Pode causar irritação nos olhos e redução da capacidade pulmonar, agravar doenças respiratórias, diminuira resistência contra infecções e ser responsável por disfunções pulmonares, como a asma. De acordo com a OMS, o excesso de ozônio no ar pode ter um efeito significativo sobre a saúde humana. Na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • poluição
  • poluicao
  • poluição
  • poluição
  • Poluicao
  • Poluição
  • Poluição
  • Poluição

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!