Poluição

Páginas: 10 (2478 palavras) Publicado: 23 de junho de 2014
Por poluição entende-se a introdução pelo homem, direta ou indiretamente de substâncias ou energia no ambiente, provocando um efeito negativo no seu equilíbrio, causando assim danos na saúde humana, nos seres vivos e no ecossistema ali presente.1
Os agentes de poluição, normalmente designados por poluentes, podem ser de natureza química, genética, ou sob a forma deenergia, como nos casosde luz, calor ou radiação.
Mesmo produtos relativamente benignos da actividade humana podem ser considerados poluentes, se eles precipitarem efeitos negativos posteriormente. Os NOx (óxidos de azoto) produzidos pela indústria, por exemplo, são frequentemente citados como poluidores, embora a própria substância libertada, por si só não seja prejudicial. São classificados como poluentes pois com a acçãodos raios solares e a humidade da atmosfera, esses compostos dão origem a poluentes como o HNO3 ou o smog.
Índice
  [esconder] 
1 Tipos de poluição
2 Poluentes mais frequentes e seus efeitos mais temidos
3 Poluição Global
3.1 Aquecimento global
3.1.1 Elevação da temperatura
3.1.2 Países emissores de gases do efeito estufa
3.2 A poluição e a diminuição da camada de ozônio3.2.1 Consequências econômicas
3.2.2 Protocolo de Montreal
4 A poluição e as chuvas ácidas
4.1 Chuva ácida
5 A poluição e a perda de biodiversidade
6 Ver também
7 Referências
Tipos de poluição[editar | editar código-fonte]
Poluição atmosférica
Poluição hídrica
Poluição do solo
Poluição sonora
Poluição visual
Poluição térmica
Poluição luminosa
Poluentes mais frequentes e seus efeitos maistemidos[editar | editar código-fonte]


A Aviação civil é uma das maiores fontes depoluição sonora nas grandes cidades.
Dioxinas - provenientes de resíduos , podem causar câncer, má-formação de fetos, doenças neurológicas, etc.
Partículas de cansadez (materiais particulados) - emitidas por carros e indústrias. infectam os pulmões, causandoasmas, bronquite, alergias e até câncer.
Chumbo - metalpesado proveniente de carros, pinturas, água contaminada, indústrias. Afecta o cérebro, causando retardo mental e outros graves efeitos na coordenação motora e na capacidade de atenção.
Mercúrio - tem origem em centrais elétricas e na incineração de resíduos. Assim como o chumbo, afeta o cérebro, causando efeitos igualmente graves.
Pesticidas, Benzeno e isolantes (como o Ascarel) - podem causardistúrbios hormonais, deficiências imunológicas, má-formação de órgãos genitais em fetos, infertilidade, câncer de testículo e de ovário.
Poluição Global[editar | editar código-fonte]
Os problemas de poluição global, como o efeito estufa, a diminuição da camada de ozônio, as chuvas ácidas, a perda da biodiversidade, os dejectos lançados em rios e mares, entre outros materiais, nem sempre são observados,medidos ou mesmo sentidos pela população.
A explicação para toda essa dificuldade reside no fato de se tratar de uma poluição cumulativa, cujos efeitos só são sentidos a longo prazo. Apesar disso, esses problemas têm merecido atenção especial no mundo inteiro, por estarem se multiplicando em curto tempo e devido a certeza de que terão influência em todos os seres vivos.


Poluição atmosférica nosarredores de Paris(França).
Aquecimento global[editar | editar código-fonte]
A Terra recebe uma quantidade de radiação solar que, em sua maior parte (91%), é absorvida pela atmosfera terrestre, sendo o restante (9%) refletido para o espaço. A concentração de gás carbônico oriunda, principalmente, da queima de combustíveis fósseis, dificulta ou diminui o percentual de radiação que a Terra refletepara o espaço. Desse modo, ao não ser irradiado para o espaço, o calor provoca o aumento da temperatura média da superfície terrestre.
Devido à poluição atmosférica e seus efeitos, muitos cientistas apontam que o aquecimento global do planeta a médio e longo prazo pode ter caráter irreversível. Por isso, desde já, devem ser adotadas medidas para diminuir as emissões dos gases que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • poluição
  • poluicao
  • poluição
  • poluição
  • Poluicao
  • Poluição
  • Poluição
  • Poluição

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!