Poluição visual

Páginas: 5 (1102 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Introdução

A grande quantidade de elementos destinados à comunicação visual, como cartazes publicitários, anúncios, placas, pichações, outdoors, entre outros, geram desconforto visual para a população. Esse processo é caracterizado como poluição visual. Esse tipo de poluição está presente de forma mais intensa nos grandes centros urbanos. 

O modelo econômico capitalista, com os atuaispadrões de produção, promove o incentivo exacerbado ao consumo. As propagandas publicitárias são uma forma de instigar a população ao consumismo. Realizando de forma explícita a alienação da população, com anúncios cada vez mais chamativos e atrativos. No entanto, essas propagandas espalhadas pela cidade atuam de forma prejudicial, escondendo a arquitetura original da cidade, gerando cansaço visual eaté desencadeando acidentes no trânsito devido ao desvio de atenção dos motoristas e pedestres. 
A redução de áreas verdes e a intensificação de anúncios, outdoors, cartazes, placas e outros elementos que causam a poluição visual, reduzem de forma significativa a qualidade de vida da população urbana. Isso ocorre devido ao desconforto gerado pela quantidade de anúncios e a falta de harmonia entreeles, havendo um amontoado de propagandas que modificam as características das cidades. 

Desenvolvimento
Meio ambiente
Publicidade x Meio Ambiente
A poluição visual é a forma de poluição que causa mais polêmica com relação a criação de medidas para coibi-la, pois é alvo de uma série de discussões que vez ou outra esbarram em conceitos estéticos relacionados ao espaço urbano e mesmo naidentidade deste espaço.
Talvez por ser um tema relativamente recente, tão recente quanto o surgimento da consciência ambiental nas metrópoles, é que se torna tão difícil chegar a um consenso sobre o que é ou não poluição visual.
  Há aqueles que defendam que este seja um termo criado apenas para justificar uma espécie de “ditadura estética” que atenta contra a liberdade de expressão. Entretanto,existem também aqueles para os quais o excesso de publicidade, por outro lado, descaracteriza o espaço urbano além de causar grande confusão, estresse e outros problemas relacionados à grande quantidade de informação.
A poluição visual se encaixa naquilo que é definido pela Lei 6.938/81 em seu Art. 3º, III, alínea d, como a “...degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ouindiretamente...afetem as condições estéticas e ou sanitárias do meio ambiente;”. A poluição visual, então constituiria um dano ao meio ambiente à medida que o excesso de publicidade, seja ela legal ou não, as pichações, o lixo nas ruas, os emaranhados de fios e outros aspectos, afetam inegavelmente as condições estéticas do meio urbano.
Segundo uma pesquisa realizada pelo IBOPE, 86% dosentrevistados responderam que a cidade de São Paulo é muito poluída visualmente e 80% afirmara que o problema é grave ou gravíssimo. Ou seja, ainda que a lei tenha descontentado grande parte dos cidadãos e gere controvérsias, ainda mais pelo fato de mexer com o lado econômico da questão, o fato é que a poluição visual é tida sim como uma causa de grandes incômodos, principalmente, pelos habitantes destascidade.
Consequências e Intervenções ...
Cidades como São Paulo, Porto Alegre e Curitiba estão adotando medidas para coibir a poluição visual e minimizar o desconforto urbano causado pelo excesso de publicidade. O projeto Cidade Limpa, amparado por lei municipal aprovada na capital paulista em setembro de 2006, vem mudando paulatinamente a cara da cidade. Várias ações judiciais vêm sendointerpostas por particulares que se consideram lesados pela lei municipal, mas tudo indica que ela ‘pegou’ mesmo. 
Uma iniciativa exitosa nos EUA é o Main Street Program ou Programa da Rua Central. Ele tem por objetivo criar um meio agradável e atrativo, que estimule os visitantes a voltar ao centro da cidade. Desenvolvido em nível nacional, adaptando-se às necessidades locais, contempla quatro áreas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Poluição Visual
  • poluição visual
  • Poluição Visual
  • Poluição visual
  • Poluição visual
  • Poluiçao visual
  • Poluição Visual
  • poluicao visual

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!