Poluição sonora

Páginas: 2 (293 palavras) Publicado: 11 de abril de 2013
A) Como identificar e diagnosticar a Poluição Sonora?

A poluição sonora ocorre quando num determinado ambiente o som altera a condição normal de audição. Embora ela não se acumule nomeio ambiente, como outros tipos de poluição, podendo causar vários danos ao corpo e à qualidade de vida das pessoas. O ruído é o que mais colabora para a existência da poluição sonora. Ele éprovocado pelo som excessivo das indústrias, canteiros de obras, meios de transporte, áreas de recreação, entre outros. Estes ruídos provocam efeitos negativos para o sistema auditivo daspessoas, além de provocar alterações comportamentais e orgânicas.

B) Quais as conseqüências da mesma?
A poluição sonora pode causar danos adversos na saúde humana como: Insônia(dificuldade de dormir), Estresse, Depressão, Perda de audição, Agressividade, Perda de atenção e concentração, Perda de memória, Dores de Cabeça, Aumento da pressão arterial, Cansaço,Gastrite e úlcera, Queda de rendimento escolar e no trabalho, Surdez (em casos de exposição à níveis altíssimos de ruído).

C) Como medir e regulamentar o ruído?

A medição é feita por umaparelho especifico chamado Decibelímetro, ele mede os decibéis do som ou ruído em um determinado ambiente.
O controle preventivo das emissões de ruídos por atividades potencialmentepoluidoras, na ausência de norma penal incriminadora conforme a Lei nº 9.605/98 capaz de prevenir a ocorrência de danos à saúde, bem-estar e ao sossego publico em face da poluição sonora, deveráser exercido pela administração publica, no exercício de seu poder de policia, competindo-lhe condicionar a expedição de alvarás e autorizações para o funcionamento de atividades potenciaispoluidoras ao ambiente das normas de caráter ambiental, mediante a apresentação de licença fornecida pelo órgão ambiental competente, sob pena de incidir o agente publico nas sanções devidas.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • poluicao sonora
  • Poluição Sonora
  • POLUIÇÃO SONORA
  • Poluição sonora
  • poluiçao sonora
  • Poluição Sonora
  • Poluição sonora
  • Poluição Sonora

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!