Poluição marinha

Páginas: 6 (1301 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2011
POLUIÇÃO MARINHA

Andrea Nara Peixer

Prof. Isolete Catarina Teixeira

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Pedagogia (0019) – História do Brasil
05/05/2011

RESUMO

Com os avanços tecnológicos e uso sem medida dos recursos disponíveis, a natureza está dando sua resposta.
Este artigo apresenta como a atividade humana está prejudicando a vida marinha, mostrando osprincipais causadores da poluição e medidas que devem ser tomadas imediatamente para que se possa amenizar esse mal.

Palavras-chave: Poluição Marinha; Agentes Causadores; Soluções.

1 INTRODUÇÃO

O Planeta Terra tem mais de 70% do seu espaço ocupado por água, por muitas vezes pensamos que seus recursos aquáticos e sua capacidade de regeneração, são inesgotáveis. Utilizando essesrecursos de maneira inapropriada, nos deparamos com mais um problema ambiental: a poluição marinha.

Num primeiro momento se abordará como se caracteriza a poluição marinha, para posteriormente apresentar os tipos de poluentes e as medidas para reduzir a poluição marinha.

2 O QUE É A POLUIÇÃO MARINHA?

A Terra possui 71% de sua superfície com água. Desses 71%, o mar é responsável por97,2%. Dessa forma, é inegável que o mar representa uma parte fundamental da biosfera, sendo também, considerado fonte importante de recursos energéticos, alimentares e minerais, muitos deles renováveis.

A poluição marinha é caracterizada pela introdução de matéria e/ou energia responsável pela alteração das propriedades físico-químicas da água. Esse processo é promovido, principalmente,por fontes poluidoras localizadas nos continentes. A emissão de efluentes industrias e domésticos são os principais causadores desse tipo de poluição.

Diariamente, em várias partes do planeta, grandes quantidades de esgoto doméstico, industrial, agrotóxicos das atividades agrícolas, substâncias tóxicas das atividades mineradoras, resíduos sólidos, entre outros poluentes são lançados nosoceanos.

Outro fator que agrava a poluição marinha são as plataformas de petróleo localizadas nos oceanos e navios cargueiros, em especial os petroleiros. Estima-se que 10% da poluição marinha é causada por vazamentos desse tipo de navio.

3 PRINCIPAIS AGENTES CAUSADORES

Apesar da alta visibilidade dos estragos marinhos causados pelo petróleo, este estrago é pequeno quandocomparado com poluentes de outros tipos (incluindo esgoto doméstico , dejetos industriais, vazamento de esgotos, restos de nutrientes , pesticidas agrícolas e material radioativo).

3.1 AS ZONAS MORTAS

O impacto da poluição varia. A poluição de nutrientes causadas por esgotos e pela agricultura pode resultar no feio e possivelmente perigoso florescimento de algas em regiões costeiras. Comoessas algas morrem e se decompõem, elas esgotam o oxigênio da água. Em algumas regiões, esse efeito provocou o surgimento de "zonas mortas”, onde o oxigênio dissolvido na água cai a níveis impossíveis de sustentar a vida marinha. A poluição industrial também contribui para essas zonas mortas ao jogar no mar substâncias que, para se decompor, usam o oxigênio dissolvido.

3.2 PRODUTOS TÓXICOSO despejo de produtos químicos feitos pelo homem nos oceanos envolve um número enorme de diferentes substâncias. 63 mil produtos químicos estão em uso hoje no mundo, sendo que 3 mil deles são responsáveis por 90% da poluição total. A cada ano, algo em torno de mil novas substâncias químicas sintéticas aparecem no mercado.

De todos esses produtos, cerca de 4,5 mil estão na categoriamais séria. Estes são conhecidos como poluentes orgânicos persistentes (POPs). Eles são resistentes à própria decomposição e têm potencial para se acumular nos tecidos de organismos vivos (todos os da vida marinha), causando problemas hormonais que podem levar as disfunções reprodutivas, afetar o sistema imunológico e interferir no desenvolvimento normal de crianças.

Os POPs podem também...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Poluição marinha
  • Poluição Marinha
  • Poluiçao Marinha
  • Poluição marinha
  • Poluição marinha
  • Poluição da água marinha
  • marinha
  • marinha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!