poluição global

Páginas: 9 (2153 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA
GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA- CICLO BÁSICO


GABRIEL BEZERRA NASCIMENTO
JOSÉ LUCAS DE OLIVEIRA FERREIRA
JOÃO PEDRO COELHO DOS SANTOS
PAULO HENRIQUE FRANÇA DE LIMA







POLUICÃO GLOBAL:
EFEITO ESTUFA E O BURACO NA CAMADA DE OZÔNIO














MANAUS
2013
GABRIEL BEZERRA NASCIMENTO
JOSÉ LUCAS DEOLIVEIRA FERREIRA
JOÃO PEDRO COELHO DOS SANTOS
PAULO HENRIQUE FRANÇA DE LIMA












POLUICÃO GLOBAL:
EFEITO ESTUFA E O BURACO NA CAMADA DE OZÔNIO


Trabalho de pesquisa apresentado ao Curso de Engenharia- Ciclo básico da Universidade do estado do Amazonas, com requisito para obtenção de nota parcial na disciplina de comunicação e expressão, ministrada pela professora Mariada gloria.
Período letivo 2013/1





MANAUS
2013
Sumário
















Introdução
Neste trabalho abordaremos sobre Poluição Global, voltado para o efeito estufa e o buraco na camada de ozônio, temas que causam polêmicas nesta geração. Por causa do efeito estufa há uma grande discursão sobre o aquecimento global , que pode levar o descongelamento das calotas polares einundar a terra, e o que pode ser feito para diminuir o superaquecimento do planeta. Foram feitas algumas reuniões como o Rio-92, reunião em Kyoto, Rio +20; que procuraram discutir sobre a preservação do meio ambiente e a emissão de gases na camada de ozônio. Neste trabalho enfatizaremos alguns gases responsáveis pelos buracos na camada de ozônio como o Clorofluorcabornetos (CFC’ s), Dióxico decaborno (CO2) e o Metano (CH4).














1. Efeito estufa
1.1 Definição do efeito estufa

O efeito estufa é um processo que o ocorre quando os raios infravermelhos penetram na camada de ozônio, refletem na crosta e não conseguem sair da atmosfera novamente ocasionando um aumento de temperatura na terra, que quando em grande quantidade esses raios podem provocar câncer de pele ederretimento das calotas polares. O efeito estufa até determinada faixa é vital para a sobrevivência da nossa e de várias outras espécies, porque ele deixa o planeta aquecido suficiente para mantermos a temperatura ideal para o nosso bem estar.
O que ocasiona a variação do efeito estufa são os gases liberados por nós, que são prejudiciais para a camada de ozônio, é essa variação que chamamos de“aquecimento global”. Segundo o IPCC( Painel intergovernamental para as mudanças climáticas), criada pela ONU( Organização das Nações Unidas) e pela OMM( Organização Meteorológica Mundial, no seu relatório mais recente diz que a maior parte deste aquecimento foi observado durantes os últimos 50anos, se deve muito provavelmente a u aumento dos gases do efeito estufa, dentre eles estão o CO2( Dióxidode Carbono) representando 55% dos gases agridem a camada de ozônio, ele eliminado através da decomposição de matéria orgânica presente em nosso planeta; CH4( Metano) representado 15%; ele é eliminado através do lixões e do flato dos animais; CFC’s( Clorofluorcarbonetos) 24%; ele é eliminado através dos gases contidos nas latas de aerossóis , esse são os principais gases responsáveis pelo buracona camada de ozônio.

1.2 Camada de Ozônio
Camada de ozônio é uma área da estratosfera (altas camadas da atmosfera, de 25 a 35 km de altitude) que possui uma elevada concentração de ozônio. Esta camada funciona como uma espécie de "escudo protetor" para o planeta Terra, pois absorve cerca de 98% da radiação ultravioleta de alta frequência emitida pelo Sol. Sem esta camada a vida humana em nossoplaneta seria praticamente impossível de existir. 
Alguns estudiosos dizem que esse buraco na camada de ozônio e apenas um jogo politico, que esse buraco na camada de ozônio é apenas para colocar medo nas pessoas, para que elas fiquem dependentes e que adotem as medidas que eles impuseram, esse pode ser considerado um jogo de poder. Outros já afirmam que esse buraco é real e que se não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • poluição global
  • Poluição Global
  • Poluição e Decomposição Globais
  • poluicao e aquecimento global
  • A poluição e o aquecimento global
  • Poluição do ar global e regional
  • Efeito Estufa, Aquecimento Global e Poluição do Ar
  • Poluição

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!