Poluição dos solos e aguas

Páginas: 5 (1204 palavras) Publicado: 28 de setembro de 2011
1 - QUAIS AS PRINCIPAIS FONTES DE POLUIÇÃO DAS ÁGUAS?
Resposta:
A água é poluída por um grande ramo de produtos, podendo ser dividida pelas suas características:
A Poluição pontual, onde o foco de poluição facilmente identificável como emissora de poluentes, como no caso de águas residuais, industriais, mistos ou de minas. Como poluição difusa, onde não existe propriamente um foco definido depoluição, sendo a origem difusa, tal como acontece nas drenagens agrícolas, águas pluviais e escorrimento de lixeiras.[2][3]
-Poluição natural (folhas, animais em decomposição, escoamento superficial..etc.
-Efluentes industriais não tratados ou com tratamento deficiente;
-Atividade agrícolas e pecuárias intensivas e sem os devidos cuidados ambientais;
-Esgoto domésticos e não tratados;
-Lixosdiversos;
-Sistema de drenagem urbana;
2 – A POLUIÇÃO DAS ÁGUAS JÁ SE MOSTRA COMO PREOCUPANTE EM DIVERSAS PARTES DO MUNDO E DO BRASIL. COMO SE PODE BUSCAR, COMO GESTOR, A MELHORA QUALITATIVA DESSE IMPORTANTE RECURSO NATURAL?
Resposta:
Para a água ser de boa qualidade, deve-se evitar sua contaminação por resíduos, sejam eles agrícolas (de natureza química ou orgânica), esgotos, resíduosindustriais, lixo ou sedimentos vindos da erosão.
3- PODEMOS DIZER QUE EXISTE RELAÇÃO ENTRE A POLUIÇÃO DOS SOLOS E DAS ÁGUAS? JUSTIFIQUE.
Sim.
Pois, as águas continentais são divididas em superficiais (rios, lagoas) e subterrâneas (aqüíferas). E se o solo é poluído provavelmente a nascente ou a lagoa, e até mesmo a água subterrânea será contaminada.
4- A ÁGUA É UM IMPORTANTE RECURSO NATURAL,DISPONÍVEL EM QUANTIDADE E QUALIDADE DIFERENCIADA NO ESPAÇO. TAIS DIFERENCIAÇÕES PODEM ACARRETAR UMA SÉRIE DE PROBLEMAS SANITÁRIOS E DE SAÚDE. DESTAQUE OS PRINCIPAIS MECANISMOS DE TRANSMISSÃO DE DOENÇAS A PARTIR DA ÁGUA E AS PRINCIPAIS FORMAS DE PREVENÇÃO E CONTROLE DE DOENÇAS CAUSADAS PELO CONSUMO DA ÁGUA EM PADRÕES NÃO APROPRIADOS.
Resposta:
A água poluída pode causar diversos efeitos prejudiciaisà saúde humana, tais como: febre tifóide, cólera, disenteria, meningite e hepatites A e B.
Pode ser igualmente por vetores de contaminação por doenças transportadas por mosquitos, como paludismo, dengue, malária, doença do sono, febre amarela. Pode conter parasitas como verminoses, enquanto a escassez da água pode gerar ou potenciar doenças como a lepra, tuberculose, tétano e difteria. As águaspoluídas por efluentes líquidos industriais podem causar contaminação por metais pesados que geram tumores hepáticos e de tiróide, alterações neurológicas, dermatoses, rinites alérgicas, disfunções gastrointestinais, pulmonares e hepáticas. No caso de contaminação por mercúrio, podem ocorrer anúria e diarréia
sanguinolenta. A dengue é uma doença que se propagam somente na água. Porém, essa águatem que estar parada e limpa para a criação do inseto.
Para controle dos níveis de poluição citamos: Separação/Filtração, Filtros de areia rápidos, Desinfecção, Coagulação ou floculação.

5 – QUAIS AS PRINCIPAIS FONTES DE TRATAMENTO DE ÁGUAS E AFLUENTES|?
Resposta:
• Separação/Filtração - embora não sejam suficientes para purificar completamente a água, é uma etapa preliminar necessária.
•Filtros de areia rápidos - o uso de filtros de areia de ação rápida, é o tipo mais comum de tratamento físico da água, para os casos de água de elevada turvação. Em casos em que o gosto e o odor possam vir a constituir um problema, o filtro de areia pode incluir uma camada adicional de carvão ativado. Recorde-se que os filtros de areia ficam obstruídos após um período de uso e devem ser lavados.
•Desinfecção - A maior parte da desinfecção de águas no mundo é feita com gás cloro. Porém, outros processos tais como hipoclorito de sódio, dióxido de cloro, ozônio ou luz ultravioleta, também são utilizados em menor escala, dada a complexidade, alto custo e eficácia aquém das necessidades sanitárias do mundo atual. Antes de ser bombeada para os tanques de armazenamento e para o sistema de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • poluição da água, solo e ar
  • A poluição das águas e do solo
  • Poluição do solo e das águas
  • Poluição da água, do ar e do solo.
  • Poluição do Solo, Ar e Água
  • Poluição da agua, solo e ar
  • Poluição ar, agua e solo
  • poluição da água e do solo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!