Meningite Meningocócica- Neisseria meningitidis

Páginas: 8 (1934 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
UNIC – UNIVERSIDADE DE CUIABÁ
FAEC – FACULDADE DE ENGENHARIA E COMPUTAÇÃO
CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA AMBIENTAL

MARIANE ROSA DE MATOS DALTRO
ROBERTA DANIELA DE SOUZA LAUXEN


NEISSERIA MENINGITIDIS - MENINGITE MENINGOCÓCICA
CAUSAS, TRANSMISSÕES E TRATAMENTO

CUIABÁ – MT
2013

RESUMO



Meningite é a inflamação das meninges, causada principalmente por microrganismospatogênicos, com altas taxas de morbidade e mortalidade. A meningite pode ser causada por diferentes agentes etiológicos, como bactérias, vírus e fungos, sendo as crianças menores de 5 anos as mais susceptíveis à infecção.
No Brasil, a Neisseria meningitidis é a principal bactéria causadora de meningite, seguida por Streptococcus pneumoniae. O diagnóstico e tratamento precoce da doença é fator decisivopara restabelecimento e cura do pacientes infectados.
Medidas como uso de vacinas e são importantes ferramentas no controle desta doença e suas seqüelas.
Neste trabalho acadêmico abordaremos o estudo sobre a bactéria causadora da meningite menigocócica, uma das mais perigosas, que quando não levam o paciente a óbito, pode deixar seqüelas irreversíveis como cegueira, deficiências neurológicas,entre outras.
Citaremos como referência, o diagnóstico de contágio de meningite meningocócica da jornalista da TV Centro América, Ângela Cavalcante de 29 anos ocorrido no município de Sinop localizado à aproximadamente 500 km da capital de Mato Grosso, Cuiabá, que devido diagnóstico tardio e tratamento incompatível com a respectiva patologia, veio a óbito no dia 29 de agosto de 2013.Abordaremos também formas de contágio, bem como tratamento e prevenção da doença.

Palavras-chave:
Meningite - bactéria - Neisseria


INTRODUÇÃO

A meningite meningocócica ou meningococcemia é uma doença incomum, imprevisível e grave, podendo levar o paciente a óbito em menos de 48 horas após os primeiros sintomas. Pode ser causada por diversos microrganismos patogênicos, como bactérias, vírus efungos. A patologia consiste na inflamação das meninges, que são as membranas que circundam o cérebro e a medula espinhal (pia-máter, dura-máter e aracnóide). Pessoas de qualquer idade podem contrair meningite e crianças menores de 5 anos são as mais vulneráveis (BRASIL, 2005).
A cada minuto uma pessoa é infectada pela doença no mundo; e no Brasil ocorrem cerda de 3000 casos da doença por ano,com taxa de letalidade de cerca de 20%. Com diagnóstico precoce e o desenvolvimento dos antibióticos e vacinas, a taxa de mortalidade e as seqüelas diminuíram, permitindo aos pacientes melhor qualidade de vida (CAMPEÁS, CAMPEÁS, 2003).
Neste trabalho acadêmico, iremos abordar os temas que compreendem o conhecimento a cerca da patologia, os principais agentes etiológicos, seus sinais e sintomase o possível diagnóstico dando maior enfoque ao microorganismo patogênico denominado Neisseria meningitidis causador da Meningite Meningocócica, apontada como a causa/morte da repórter da TV centro américa, Ângela Cavalcante(29 anos), em estudo neste trabalho.
Esta bactéria está presente no nariz e garganta do indivíduo, como também no meio ambiente. Mas por razões desconhecidas, ou umdistúrbio no sistema imune em algum momento atingem o sistema circulatório e então atingem as meninges.
Diante deste quadro, torna-se importante o conhecimento da patologia e todos os aspectos relacionados, para que se possa atuar de forma preventiva e corretiva com eficácia.








1 NEISSERIA MENINGITIDIS E MENINGITE MENINGOCÓCICA

A Neisseria meningitidis, diplococo gram-negativo é umdos causadores da meningite meningocócica de ocorrência mundial e epidemias localizadas, representando 10 a 40% das meningites bacterianas. O meningococo possui uma grande quantidade de vesículas de membrana, constituídas de proteínas e lipopolissacarídeos, que são importantes na patogênese da doença meningocócica (figura abaixo). A dupla membrana do meningococo é característica de bactéria...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PREVENÇÃO MENINGOCÓCICA NEISSERIA MENINGITIDIS.
  • Meningite meningocócica
  • Meningite meningococica
  • Meningite meningocócica
  • Meningite viral, bacteriana e meningococica.
  • Hanseníase, meningite meningocócica
  • Cuidados de enfermagem ao paciente portador de meningite meningocócica
  • esTUdo CoMpaRaTiVo enTRe dUas MeTodologias paRa QUanTiFiCação do polissaCaRÍdeo CapsUlaR de NeIsserIA MeNINgITIdIs soRogRUpo...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!