Poluição do solo

Páginas: 13 (3013 palavras) Publicado: 5 de abril de 2014
Faculdade Anhaguera – Unidade Jundiaí

Curso de Engenharia Civil - 10 Ano - 10 Semestre - Série F










Integrantes do Grupo:
Daniel Ricco Pedroni - RA: 8202932902
Leonardo Mendes da Silva - RA: 8408996853
Eduardo Teles de Novais - RA: 8408996853
ATPS – Gestão ambiental e Meio Ambiente
Titulo: Poluição do Solo
Professor Calvet
Jundiaí, 03 de Abril de 2014

Sumário
1– O Solo
2 - Poluição do solo
3 - Tipos de poluição dos solos
3.1 - Poluição de origem rural
3.1.1 - Fertilizantes sintéticos
3.1.2 - Defensivos agrícolas
3.1.3 - Salinização
3.2 - Poluição de origem urbana
3.2.1 - Resíduos sólidos e esgotos
3.2.2 - Resíduos perigosos
3.2.3 - Aterros sanitários
3.2.4 - Lixões
3.2.5 - Poluição Industrial
3.2.6 - Lixo eletrônico
3.2.7 - LixoRadioativo
4.1 - Conseqüências da poluição dos solos
5.1 – Prevenção da poluição dos solos
6.1 - Tratamentos para a poluição dos solos
7.1 - Bibliografias



O solo
O solo pode ser conceituado como um manto superficial formado por rochas em mistura com matéria orgânica em decomposição, contendo, ainda, água, ar e organismos vivos. Suas características podem variar muito em função da região,condições físicas e climáticas, tipo de relevo e idade.
Poluição dos solos
A poluição do solo consiste nas alterações provocadas em suas características, pela introdução de produtos químicos ou resíduos, tornando- se prejudicial ao homem e a outros organismos, ou tenha os seus usos prejudicados.
A urbanização, as atividades agropecuárias e a industria tem tido como conseqüência, elevadosníveis de contaminação. Geralmente por descargas acidentais ou voluntárias de poluentes no solo e águas, deposição não controlada de produtos que podem ser resíduos perigosos, lixeiras e/ou aterros sanitários não controlados, deposições atmosféricas resultantes das várias atividades, etc.
A contaminação do solo é uma das maiores preocupações ambientais, geralmente interfere no ambiente global da áreaafetada, solo, águas superficiais e subterrâneas, ar, fauna e vegetação, podendo mesmo estar na origem de problemas de saúde pública.
Tipos de poluição do solo
Poluição de origem rural
A utilização de fertilizantes sintéticos e defensivos é um fato relativamente novo, cujo uso cresceu rapidamente e que se estende, por praticamente todas as terras cultiváveis, com impactos ambientais imediatose futuros, especialmente os relacionados aos defensivos, que dependem de anos e décadas para se manifestar e serem avaliados em todas as suas conseqüências.




Fertilizantes sintéticos
Até a sua industrialização, os fertilizantes disponíveis eram quase sempre provenientes da produção própria do local, obtida dos restos de vegetais decompostos e dos excrementos de animais (estrume). Apartir da produção do adubo artificial, caiu a barreira física e econômica que limitava sua disponibilidade, fazendo crescer os riscos de sua acumulação ambiental até concentrações tóxicas, tanto de nutrientes essenciais quanto de outros elementos tidos como impurezas do processo de fabricação.
A adição de fertilizantes industriais (sintéticos) ao solo visa atender à demanda de nutrientes dasculturas, mas como em qualquer processo físico, químico e biológico, mesmo quando o fertilizante é aplicado com a melhor técnica e de modo que seja mais facilmente assimilável pelo vegetal, a eficiência nunca é de 100%, provocando, em conseqüência, um excedente que passa a incorporar-se ao solo, fixando-se à sua porção sólida ou solubilizando-se e movimentando-se em conjunto com sua fração líquida.
Aeficiência dessa aplicação, além de depender da técnica utilizada (modo e local da aplicação, momento da aplicação e ocorrência ou não de agentes que o carregam), depende também das quantidades adotadas. A crescente utilização faz com que a eficiência caia e quantidades maiores sejam aplicadas, pois se incorporam ao ambiente, e não à planta. Os elementos não incorporados à planta poderão vir a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Poluição do solo
  • Poluição do Solo
  • poluiçao do solo
  • Poluição do solo e poluição sonora
  • Poluição do solo
  • Poluição do solo
  • Poluição do solo
  • poluição do solo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!