Poluição do Solo

Páginas: 6 (1456 palavras) Publicado: 18 de novembro de 2013
3 - Poluição do solo

A poluição do solo pode ser definida como a introdução de organismos xenobióticos por meio químico que afetam principalmente a camada superficial da crosta terrestre, como o solo é considerado um recurso básico para os ecossistemas e ciclos naturais, este tipo de poluição afeta diretamente todas as formas de vida que existem.
A degradação pode se dar por desertificação,uso de tecnologias inadequadas, falta de conservação e destruição da vegatação por queimadas ou desmatamento.
Ela pode ser acarreta por contaminação, causada por agrotóxico, fertilizantes ou produtos químicos, sendo esta conhecida como poluiçao rural ou agrícola, ou ainda pelo descarte incorreto do lixo resicial e industrial que é conhecida como poluição urbana.

3.1 – Poluição porcontaminção

Agrotóxicos, ou defensivos agrícolas, são produtos químicos utilizados para combater pragas, doenças ou ervas daninhas, que prejudicam a lavoura, com o objetivo de aumentar a produtividade. O seu uso de forma incorreta causa a contaminação dos solos.
De acordo com o censo agropecuário do IBGE, cerca de 65% dos agricultores brasileiros utilizam os defensivos de forma incorreta. Os principaistipo de agrotóxicos são herbicidas e pesticidas.
A contaminção do solo por agrotóxicos pode causar a contaminção de alimentos, contaminação de rios, com isso matando os animais, erosão do solo e desertificação e os defensivos também são muito prejudiciais à saúde humana.
Quando esse tipo de produto se acumula no corpo, mesmo em doses pequenas, eles causam efeitos sérios sobre a saúde como câncer,desordens neurológicas, cirrose hepática, mutações congenitas e até mesmo o óbito. Uma forma de determinar se há contaminação é através do teste da colinesterase, que é um exame de sangue para determinar se a pessoa foi contaminada por algum tipo de defensivo agrícola.
Inúmeros trabalhos têm revelado a presença de níveis alarmantes de agrotóxicos e seus produtos de degradação, em solos, águassuperficiais e subterrâneas. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, em 2006, o Brasil era considerado o 2o. maior consumidor de agrotóxicos do mundo. Atualmente, existem 398 ingredientes ativos e 1002 produtos formulados registrados no Brasil, além de produtos não regulamentados que continuam sendo utilizados pelos agricultores.
Depois de serem aplicados sobre o solo e/ouplantas, os agrotóxicos são submetidos a uma série de processos biológicos e não biológicos que podem implicar na degradação ou transporte através da atmosfera, dos solos, dos organismos e, particularmente, da água. O caminho e a extensão deste transporte são diferentes em função do composto.
Para avaliação da presença de agrotóxicos em amostras ambientais, é de grande importância o conhecimento desuas propriedades físicas e químicas, tais como:
Solubilidade;
Coeficiente de partição (Kow);
Especiação;
Constante de Henry (Kh) e pressão de vapor (PV); e
Coef.de adsorção a matéria orgânica (Koc) e meia-vida (DT50).

Essa informações, associadas às diferentes características ambientais, classificam os agrotóxicos no que diz respeito à sua persistência, toxicidade e bioacumulação.

3.2- Poluição pelo descarte incorreto do lixo

No caso do descarte de lixo temos alguns casos diferentes que serão abordados a seguir.

3.2.1 – Lixo residencial
O lixo urbano é constituido principalmente por matéria organica, e assim sendo sofre a decomposição permitindo a sua reciclagem. Ele pode sofrer quatro tipos diferentes de destinação, o ‘lixão’ o lixo simplesmente é levado para terrenosbaldios onde fica exposto e é aproveitado pelos "catadores de lixo" que correm o risco de contrair doenças. Por outro lado o lixão provoca intensa proliferação de moscas e outros insetos. Outro inconveniente é o "corume", Iíquido que resulta da decomposição do Iixo e que polui o solo e os lençóis d'água.
Os aterros sanitários, que  é o modo mais barato de eliminar resíduos, mas depende da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Poluição do solo
  • poluiçao do solo
  • Poluição do solo e poluição sonora
  • Poluição do solo
  • Poluição do solo
  • Poluição do solo
  • poluição do solo
  • poluicao do solo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!