Poluição do solo e mananciais

Páginas: 9 (2222 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
Poluição do Solo e Mananciais
O solo, também chamado de terra, é fundamental para a vida de todos os seres vivos do nosso planeta.
Tem como componentes principais na fase sólida (matéria mineral e matéria orgânica), e a água e o ar na designada componente "não sólida". O solo DEVE ser encarado como uma interface entre o ar e a água (entre a atmosfera e a hidrosfera), sendo imprescindível àprodução de biomassa
O solo é a camada mais fina da crosta terrestre e se localiza na superfície externa.
Para que os alimentos dele retirados sejam de qualidade e em quantidade suficiente para atender as necessidades da população, o solo deve ser fértil, ou seja, é como um ciclo: nós plantamos, cuidamos e colhemos os vegetais que por sua vez, serão utilizados em nossa alimentação. Se o soloestiver poluído, os vegetais serão contaminados, portanto não podemos comer. Se nós comermos, também seremos contaminados, o que pode trazer muitos riscos para a nossa saúde.
Formas de Poluição do Solo e Mananciais 1
Principais Motivos
Aterros: Os aterros são terrenos com buracos cavados no chão; forrados com plástico ou argila onde o lixo recolhido na cidade é depositado. A decomposição damatéria orgânica existente no lixo gera um líquido altamente poluidor, o chorume, que mesmo a proteção da argila e do plástico nos aterros, não é suficiente e o liquido vaza e contamina o solo.

Principal formador de CHORUME 1
Lixo Tóxico: É outro problema decorrente dos aterros. Como não há um processo de seleção do lixo, alguns produtos perigosos são aterrados juntamente com o lixo comum, o quecausa muitos danos ao lençol freático, uma camada do solo onde os espaços porosos são preenchidos por água.

Pilhas possem Mercúrio 1


lama amarela, nas costas da França. 1 resíduos tóxicos industriais 1


Lixos Radioativos : Este lixo é produzido pelas usinas nucleares e causam sériosproblemas à saúde.

Fábricas: As fábricas também são outra fonte de poluição do solo. Como grandes produtoras de lixos, normalmente acumulados em depósitos irregulares, esses lixos, mesmo quando não tóxicos, acabam vazando pelos containers corroídos, contaminando a terra.
Uso excessivo de Adubos Sintéticos: A fim de atender à crescente necessidade de alimentos, acarretada pelo crescimentopopulacional, a produção e o uso de adubos sintéticos, que normalmente contém impurezas que podem contaminar o solo, vêm sendo intensificados progressivamente. Para a produção desses adubos a indústria de fertilizantes retira elevadas quantidades de nitrogênio do ar e fosfato das rochas. O emprego excessivo de fertilizantes gera um desequilíbrio ecológico. Os agentes decompositores não conseguemrecicla - La na mesma proporção em que são adicionados ao solo provocando eutrofização, bem como alterações caracterizadas pelo decréscimo de matérias orgânicas e retenção de água.
Acontece que os defensivos químicos empregados no controle de pragas são muito pouco específicos, destruindo indiferentemente espécies nocivas e úteis. Outro problema reside no acúmulo ao longo das cadeias alimentares.Assim, por exemplo, as minhocas, alimentando- se de grandes quantidades de folhas mortas e ingerindo partículas do solo, acumulam no seu organismo grandes quantidades de inseticidas clorados; as aves que se alimentam de minhocas, como as galinhas, passam a ingerir altas concentrações de veneno.
A contaminação do solo tem-se tornado uma das preocupações ambientais, uma vez que, geralmente, acontaminação interfere no ambiente global da área afetada (solo, águas superficiais e subterrâneas, ar, fauna e vegetação), podendo mesmo estar na origem de problemas de saúde pública.

Conseqüências:
-Poluentes depositados no solo sem nenhum tipo de controle causam a contaminação dos lençóis freáticos (ocasionando também a poluição das águas), produzem gases tóxicos, além de provocar sérias...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Poluição dos Mananciais
  • Poluição do solo
  • Poluição do solo
  • Poluição do Solo
  • poluiçao do solo
  • Poluição do solo e poluição sonora
  • Poluição do solo
  • Poluição do solo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!