poluição do rio tamisa e tiete

Páginas: 6 (1348 palavras) Publicado: 24 de maio de 2014

Faculdade Piaget-Campos Suzano












A Despoluição do Rio Tamisa e do Rio do Tietê









São Paulo, Suzano 2014.

Faculdade Piaget-Campos Suzano


Paloma Geralda de Oliveira Camilo





A Despoluição do Rio Tamisa e do Rio do Tietê






Trabalho sugerido pelo professor Hernandes, na disciplina de Introdução á Engenharia Ambiental, do curso deEngenharia Ambiental, da faculdade Piaget.


São Paulo, Suzano 2014.

Dedicatória
Dedico este trabalho ao meu esposo Renato por estar sempre ao meu lado me apoiando e ao professor Hernandes por me orientar na realização deste trabalho. Por fim, dedico aos meus amigos e colegas da Faculdade Piaget (Campos Suzano) por estarmos unidos e nos dedicando aos estudos do curso de EngenhariaAmbiental.





















Agradecimentos
Primeiramente agradeço ao MEC por oferecer esta oportunidade de poder cursar Engenharia Ambiental em uma faculdade de ensino de qualidade. Depois agradeço a Faculdade Piaget (Campos Suzano) pela oportunidade oferecida em poder ser alunos e estudar nesta instituição. Por fim, agradeço ao governo do Estado de São Paulo por ofereceroportunidades de ensino a nós alunos que estamos começando a ingressar no ensino superior.




















Introdução
O rio Tamisa (Thames) é o principal rio da Inglaterra, com 340 km de comprimento.
A região banhada pelo rio tem grande importância econômica para o país. Possui muitas indústrias em suas margens, plantações e éum grande meio de transporte.
O rio Tamisa ficou era conhecido como “O Grande Fedor” a partir de 1858, quando as sessões do Parlamento Britânico eram suspenso por causa do absurdo mau cheiro até hoje, foram exatamente 50 anos de investimento na despoluição das águas do rio que cruza a cidade de Londres.
O rio Tietê nasce na Serra do Mar, no município de Salesópolis, volta-se para o interior deSão Paulo e percorre 1.150 quilômetros até chegar ao rio Paraná, na divisa com Mato Grosso do Sul. Mas, na região metropolitana, é um dos mais poluídos e está completamente morto. O que causou tanto estrago foi à expansão desordenada da cidade e o conseqüente despejo de esgotos residenciais e industriais diretamente no rio. Para limpar a bacia hidrográfica que corta a cidade paulistana, serianecessário melhorar o sistema de canalização da região















Processos de despoluição do rio Tamisa
O rio Tamisa ficou era conhecido como “O Grande Fedor” a partir de 1858, quando as sessões do Parlamento Britânico eram suspenso por causa do absurdo mau cheiro até hoje, foram exatamente 50 anos de investimento na despoluição das águas do rio que cruza a cidade de Londres.Bilhões de libras esterlinas, mais tarde, permitiram a remadores, velejadores e até pescadores voltar a usar o Tamisa, que hoje conta com mais de uma centena de espécies de peixes. Se a poluição começou ainda nos anos de 1.610, quando a água do rio deixou de ser considerada potável, a despoluição só foi começar a partir de meados do século XIX, na época em que o rio conquistou a infame alcunhacom o seu mau cheiro. A decisão de construir um sistema de captação de esgotos também deve muito às epidemias de cólera das décadas de 1.850 e 1.860.
A partir dos meados do século 19 foi construído um sistema de captação de esgoto, chamada até hoje de Espinha Dorsal.
Na época, os engenheiros criaram um sistema que simplesmente captava os dejetos produzidos na região metropolitana de Londres eos despejava no Tamisa outra vez quilômetros abaixo.
Durante esta época este sistema funcionou perfeitamente, e o rio voltou a se recuperar por alguns anos.
Com o crescimento da população a mancha do esgoto foi subindo ao rio Tamisa, e por volta do ano de 1950, o rio estava mais uma vez biologicamente poluído novamente. Foi a partir deste novo problema que construíram as primeiras estações de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • poluiçao do rio tiete
  • Rio Tamisa
  • Rio Tâmisa
  • Rio Tâmisa
  • RIO TIETE
  • Rio tietê
  • Rio tiete
  • O rio tietê

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!