Poluição do Rio São Francisco em Pão de Açúcar-AL

Páginas: 9 (2066 palavras) Publicado: 26 de maio de 2015
A POLUIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO NA CIDADE DE PÃO DE AÇÚCAR


Resumo: Este projeto tem por objetivo mostrar a situação atual da única fonte hídrica do Município de Pão de Açúcar. Sabendo que o Rio São Francisco está sofrendo grandes agressões como a Transposição e até mesmo a escassez de chuva, ocasionando a seca, abordaremos o tema da poluição por estar no cotidiano da população do Municípiosertanejo. O objetivo deste projeto é analisar os impactos que prejudicam o Velho Chico, bem como os moradores que precisam da água para sua subsistência.
Palavras-chaves: Rio, impactos ambientais, poluição, subsistência, São Francisco.
Abstract: This project aims to show the current state of the single water source of Sugar Loaf County. Knowing that the São Francisco River is undergoing majorstresses like Transposition and even the lack of rain, causing drought, will address the issue of pollution to be in daily the backcountry County population. The objective of this project is to analyze the impacts that reduce the Old Chico , as well as residents who need water for their livelihoods.

Keywords: River, environmental impacts, pollution, subsistence, São Francisco

1. INTRODUÇÃO:
O Rio SãoFrancisco é um dos rios mais importantes do Brasil. Nasce no estado de Minas Gerais, especificamente na Serra da Canastra, na cidade de São Roque de Minas. Seus principais afluentes são: Rio das Velhas, Rio Paracatu, Rio Pará, Rio Grande e mais 164 . O rio beneficia mais de 521 municípios nos estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. O seu nome indígena é Opará, dado pelosíndios que moravam nas margens do rio e significa “rio-mar”. As principais atividades decorrentes do uso da água do Velho Chico são: a pesca, a navegação, a irrigação, o turismo e o para o consumo próprio. Seus principais reservatórios são: Três Marias, Sobradinho e a Hidrelétrica de Paulo Afonso, que garantem a vazão do rio durante todo o ano, principalmente na seca.
O Rio passa pela cidade de Pãode Açúcar, localizada no sertão alagoano, com população 24.924 mil habitantes de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2014.
O objetivo do projeto é analisar os impactos da poluição do Velho Chico para a comunidade que depende do rio para diversas atividades. Ao vermos a importância econômica e social da água do São Francisco, entendemos que é de suma importância oseu estudo para a pesquisa acadêmica e compreensão social.


Objetivos:

Geral: Mostrar como a poluição do Velho Chico afeta a sobrevivência dos moradores da cidade.
Específicos:
Conversar com a população sobre a importância da água para sua subsistência;
Analisar as condições ambientais da fonte hídrica municipal;
Identificar os principais fatores que interferem da qualidade da água;
Procurar opoder público para saber quais são as medidas tomadas para conscientização da população a respeito da preservação do Velho Chico.


Problemática:
Quais são os fatores que prejudicam as águas do rio são Francisco que é fonte de subsistência e renda para a população do município de Pão de Açúcar e quais os principais responsáveis pelos impactos ambientes da única fonte hídrica da região.



citação.Metodologia:
Para este trabalho ser realizado utilizamos;
Pesquisa de Campo;
Entrevista com os moradores;
Análise científica



DESENVOLVIMENTO

O São Francisco é considerado o rio da integração nacional, sua localização é estratégica passando pela região Sudeste até chegar ao Nordeste, onde desagua no Oceano Atlântico na divisa entre os estados de Alagoas e Sergipe. Suadescoberta aconteceu no ano 1501. O Velho Chico tem grande importância social e econômica, além de ter um enorme caráter histórico e cultural. Estima-se que o rio possui 2.700 quilômetros e 2.846 metros cúbicos de vazão por segundo, o que o torna uma potência principalmente nas regiões mais secas.(Fonte: CODEVASF, 2002).Quando o rio chega ao território do Município de Pão de Açúcar, acaba abastecendo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Poluição do Rio São Francisco
  • Rio são francisco
  • Transposição do rio são francisco
  • Rio Sao Francisco
  • Transposição do Rio são Francisco
  • A Bacia do Rio São Francisco
  • sobre o rio são francisco
  • Rio São Francisco

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!