Poluição do ar

Páginas: 13 (3202 palavras) Publicado: 8 de junho de 2013
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
CAMPUS DE PARAISO DO TOCANTINS
Docente: Vanessa David Domingos
Componente/Disciplina: Usos e Conservação dos Recursos Naturais
Curso: Técnico em meio ambiente

Poluição atmosférica




1 – INTRODUÇÃO

A poluição do ar é um fenômeno recorrente principalmente da atividade humana em vários aspectos. Dentro dos quais destaca-se:• Rápido crescimento populacional, industrial e econômico
• Concentração populacional e industrial
• Hábitos da população
• Grau de Controle (medidas adotadas para o controle da poluição)
Os três recursos naturais básicos (solo, ar e água) sempre foram capazes de diluir a concentrações aceitáveis de todas as substâncias neles lançados por processos naturais normais.  Contudo,as emissões antropogênicas começam a ameaçar nosso planeta pelo esgotamento desta capacidade de autodepuração.
A decisão do ser humano de viver cada vez mais nos centro urbanos aumenta a quantidade de resíduos lançados, aumentando os níveis de poluição.
Tais fatos, associados à não solução concomitante dos problemas decorrentes do atendimento dessas necessidades naturais ou criadas,levou-nos aos grandes desafios que enfrentamos atualmente. Devido a isso, para aumentar nossas chances de uma boa qualidade de vida, devemos:
• Minimizar a geração de resíduos
• Definir e aplicar formas corretas de tratamento e de disposição dos resíduos gerados
• Descentralizar os grupos humanos e suas atividades econômicas poluidoras.
Em contrapartida, o desenvolvimentotecnológico vem sofrendo alterações, pensando-se, cada vez mais, em submeter os novos processos e produtos a análises de custo/benefício (Análise de Ciclo de Vida do Produto) dentro da filosofia de se elaborarem processos e produtos de menor impacto ambiental.
Causas:
emissão de gases poluentes ou de partículas sólidas na atmosfera.
Consequencias: Pode provocar uma degradação dos ecossistemas devido aolançamento de inúmeras substâncias (radioativas, ácidas, recalcitrantes, etc.) e não respeita fronteiras, por isso pode se tratar de um problema mundial. Este tipo de poluição pode dar origem ao efeito estufa, às alterações do clima, à diminuição da qualidade do ar, a problemas de saúde nos seres vivos como diversas doenças respiratórias, diversos tipos de cancros, entre outros.
2 – AATMOSFERA
Atmosfera é a denominação dada à camada de gases q envolve a Terra que se estende até a altitude de 9600 quilômetros e que é constituída principalmente de nitrogênio e oxigênio.
O maior interesse do aspecto poluição do ar estava relacionado com a troposfera, a camada que vai do solo até a altitude de cerca de 12 km.  Mais recentemente, passou a ter interesse a ação de emissõesantropogênicas sobre a estratosfera (12 a 50 km de altitude).  Esse interesse se relaciona, principalmente, a camada de ozônio contida nessa área, e que serve de filtro de raios ultra-violetas, protegendo a Terra dos níveis indesejáveis dessas radiações.
A temperatura na troposfera, na sua condição normal, decresce com a altitude, fato esse importante para a diluição das substâncias lançadas no ar,uma vez que essa condição favorece a ascensão da poluição.
Processos naturais podem modificar essa condição, reduzindo ou diminuindo a taxa de decréscimo, chegando mesmo a invertê-lo, em geral por pouco tempo (algumas horas), ocasionando o fenômeno denominado Inversão Térmica, muito prejudicial à dispersão dos poluentes.
Obs.: Inversão térmica é uma camada atmosférica de espessura daordem de uma centena de metros que ocorre no topo da camada limite planetária (CLP), a uma altitude da ordem de 1 km sobre áreas continentais, e onde o gradiente térmico (gradiente vertical da temperatura do ar) decresce com a altura, numa razão inferior a 10 graus por km (gradiente adiabático). Este fenômeno climático ocorre principalmente nos grandes centros urbanos, regiões onde o nível de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Poluição do Ar
  • poluição do ar
  • Poluição do ar
  • Poluição de ar
  • Poluição do ar
  • Poluição do ar
  • Poluição do ar
  • Poluição do ar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!