Poluição do ar

Páginas: 8 (1817 palavras) Publicado: 21 de junho de 2015










































































SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 A ATMOSFERA DA TERRA 4
3 TIPOS DE POLUENTES DO AR 5
3.1 PARTICULADOS 5
3.2 GASES 5
3.3 LÍQUIDOS 6
4 FONTES DE POLUIÇÃO DO AR 7
5 EFEITOS DA POLUIÇÃO DO AR 8
5.1 SAÚDE HUMANA 8
5.2 VEGETAÇÃO 8
5.3 MATERIAIS 8
5.4 TEMPO 9
6 MÉTODOS DE CONTROLE DA POLUIÇÃO DO AR 10
6.1 EQUIPAMENTOS DE CONTROLE DEMATERIAL PARTICULADO 10
6.2 COLETORES ÚMIDOS 10
6.3 EQUIPAMENTO DE CONTROLE PARA GASES E VAPORES 10
7 CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12

1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho é sobre a poluição do ar, mais concretamente sobre a atmosfera da terra, os tipos de poluentes do ar, as fontes da poluição do ar, os efeitos da poluição do ar na saúde humana, vegetação e no tempo; os métodos de controle da poluição eequipamentos usados para o controle do mesmo.
É objetivo do trabalho conscientizar os acadêmicos, demonstrar a importância do controle da emissão de gases poluentes no ar. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, enriquecida com pesquisa virtual.



2 A ATMOSFERA DA TERRA
A terra é coberta por uma camada de ar de aproximadamente 800 km. A gravidade atrai aproximadamente seis quatrilhõesde ar para a terra, metade desse ar atraído se concentra nos primeiros 6 km do espaço terrestre e a grande maioria se localiza numa faixa de 40 km, e os 760 km restantes são formados por uma atmosfera extremamente rarefeita.
O ar é uma mistura de nitrogênio, oxigênio, e outros gases residuais, na primeira camada desse grande cobertor de ar, vive o homem, que respira cerca de 22 mil vezes por dia.No entanto, o homem vem cada vez mais usando esse recurso precioso, para descartar a maioria dos resíduos ou contaminantes que uma vez causadores de danos à nossa saúde, redução de visibilidade, danos às plantas e materiais, são chamados poluentes. Alguns poluentes podem percorrer diversos quilômetros da sua emissão original interagindo assim com outros poluentes no caminho. A atmosfera por sua vezé incapaz de dispersar imediatamente esses poluentes no ponto do seu lançamento em função das condições meteorológicas.
No inicio da historia do homem, a natureza conseguia dispersar seus próprios poluentes naturais, gerados por erupção de vulcões ou queima de florestas, pois havia vento, chuva e correntes de ar suficiente para dispersar tais poluentes; porém com o aumento desses poluentesgerados pelo homem dificultou essa autodepuração do ar, aumentando assim a poluição aos níveis atuais.


3 TIPOS DE POLUENTES DO AR
3.1 PARTICULADOS
Os poluentes são substancias suspensas no ar, solidas e ou liquidas divididas em partículas e aerossóis, podem ser liquidas ou solidas, alguns exemplos de particulados são fuligem, poeiras, nevoas acidas, fumaça e neblina. Os particulados podem serproduzidos na queima incompleta, moagem, corte purificação etc. na atmosfera os particulados existem em vários tamanhos e formas, normalmente finos e facilmente inalados pelo homem e animais, e principais responsáveis pela redução da visibilidade. Já os particulados grosseiros, são formados principalmente pela ressuspensão de poeiras do solo, processos de moagem e brisa marítima. Eles causam menosproblemas que os particulados finos já que a gravidade fara sua deposição no solo em pouco tempo.
3.2 GASES
O segundo grupo de poluentes do ar é composto por gases que são liberados na atmosfera por meio do processo de combustão, de vaporização (mudança de um liquido para o estado gasoso) ou são formados através de reações químicas na atmosfera. Os principais elementos químicos que compõe esses gasessão carbono, enxofre, nitrogênio e ozônio. Os gases contendo carbono são poluentes do tipo monóxido de carbono (CO), que é toxico, sem cor, sem odor e é resultado da combustão incompleta de combustíveis. Hidrocarbonetos que são compostos formados pela combustão incompleta e pela evaporação de combustíveis e solventes. O principal poluente contendo enxofre é o dióxido de enxofre (SO2) que é gerado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Poluição do Ar
  • poluição do ar
  • Poluição do ar
  • Poluição de ar
  • Poluição do ar
  • Poluição do ar
  • Poluição do ar
  • Poluição do ar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!