poluição do ar

Páginas: 11 (2643 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014




























Nome: Nº:
Nome: Nº:
Nome: Nº:
Nome:Nº:
Nome: Nº:
Nome: Nº:

2ºEM 4







Sumário




















Introdução
Neste trabalho, estão inclusos conhecimentos sobre a poluição do ar, dentre esses conhecimentos, iremos evidenciar ascausas e fatores que levam o ar a ficar poluído, desde quando nossa situação passou a ser agravadora, suas consequências à fatores ambientais e humanos, e algumas curiosidades. Ao final iremos apresentar possíveis soluções para tais problemas que, se não cuidados podem causar ainda mais problemas planeta Terra.































Causas e a origem dapoluição do ar
Suas causas
Desde a metade do século XVIII, com o início da Revolução Industrial na Inglaterra, cresceu significativamente a poluição do ar. A queima do carvão mineral (fonte de energia para as máquinas da época) jogava na atmosfera das cidades industriais da Europa, toneladas de poluentes. A partir deste momento, o homem teve que conviver com o ar poluído e com todas os danosadvindos deste "progresso" tecnológico.
Até ao século XVII, os gases eram produzidos e consumidos ciclicamente na Terra, mantendo-se um equilíbrio entre a sua emissão para a atmosfera e a sua retirada.
Com o desenvolvimento da indústria e com a necessidade que o Homem teve de produzir cada vez mais, a velocidade com que alguns gases começaram a ser lançados para a atmosfera superou a velocidade comque dela eram retirados, e assim houve uma alteração da concentração dos componentes da atmosfera.
Nos dias de hoje, quase todas as grandes cidades mundiais sofrem com os efeitos da poluição do ar. Cidades como São Paulo, Belo Horizonte, Tóquio, Nova Iorque e Cidade do México estão na relação das mais poluídas do mundo.
 
A poluição gerada nos centros urbanos de hoje são resultado,principalmente, da queima dos combustíveis fósseis como, por exemplo, carvão mineral e derivados do petróleo (gasolina e diesel). A queima destes produtos tem lançado um alto nível de monóxido e dióxido de carbono na atmosfera terrestre. Estes dois combustíveis são responsáveis pela geração de energia que, alimenta os setores industrial, elétrico e de transportes de grande parte das economias do mundo.Portanto, coloca-los de lado atualmente é extremamente complicado. Além destes Incêndios e desmatamentos agravam ainda mais a situação.
A cada ano, os países industrializados geram milhões de toneladas de contaminantes. Os contaminantes mais comuns e amplamente dispersos são o monóxido de carbono, o dióxido de enxofre, os óxidos de nitrogênio, o ozônio, o dióxido de carbono ou as partículas emsuspensão. O nível de poluição é medido pela concentração de contaminantes (microgramas por metro quadrado de ar ou, no caso dos gases, o número de moléculas de contaminantes por milhão de moléculas de ar).

Causas Naturais
Não é somente o homem que causa a poluição do ar. Entre as causas naturais podemos citar as erupções vulcânicas por exemplo.
 Os vulcões em erupção lançam milhares de metros cúbicosde matéria para a atmosfera, nomeadamente o dióxido de enxofre, monóxido de carbono e sulfureto de hidrogénio.
A biosfera também contribui parar o aumento da concentração de alguns gases na atmosfera, por exemplo, nos arrozais é emitido CH4 para a atmosfera, devido à atividade anaeróbica de alguns microrganismos.




Os poluentes do ar

Dióxido de enxofre
Males: doenças do sistema...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Poluição do Ar
  • Poluição do ar
  • Poluição de ar
  • Poluição do ar
  • Poluição do ar
  • Poluição do ar
  • Poluição do ar
  • Poluição do ar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!