Poluição do ar

Páginas: 3 (559 palavras) Publicado: 23 de junho de 2012
As chaminés das fábricas e os escapamentos dos veículos automotores são os grandes responsáveis pela poluição do ar e lançam continuamente no ar uma grande quantidade de substâncias, como óxidos deenxofre (SO2 e SO3), óxidos de nitrogênio (NO e NO2), material particulado, dióxido de carbono (CO2), monóxido de carbono (CO) e hidrocarbonetos (CXHY). Essas substâncias constituem os poluentesprimários. Alguns deles reagem entre si ou com os componentes do ar, formando os poluentes secundários.


A poluição do ar pode provocar alergias, doenças respiratórias, lesões em órgãos internos edoenças mais graves, como o câncer. Estudos recentes mostram que ocasiona também crises cardíacas e abortos espontâneos. Entretanto, os danos pela poluição do ar não atingem somente os seres humanos e osanimais. A vegetação é destruída e isso resulta no desnudamento de grandes áreas.

O vapor d'água (H2O) da atmosfera reage com o dióxido de enxofre (SO2), formando o ácido sulfúrico (H2SO4), e com osóxidos de nitrogênio (NOx), formando o ácido nítrico (HNO3). As gotas de chuva, absorvendo esses ácidos, passam a apresentar alto índice de acidez. Ao se precipitarem sobre o solo, ocorre o que seconvencionou chamar de chuva ácida, responsável pelo desaparecimento de várias espécies aquáticas, pela destruição da cobertura vegetal e pela corrosão de metais e outros materiais, como os de que sãofeitos os monumentos e outras obras de arte pública expostos ao ar livre. Muitas vezes esses gases responsáveis pela chuva ácida são carregados pelo vento para regiões distantes daquela em que foramlançados, onde, mesmo não havendo poluição do ar, pode ocorrer a precipitação de chuvas ácidas.

Muitas indústrias instalam filtros nas chaminés de suas fábricas com a finalidade de reduzir a emissãode poluentes na atmosfera. Em diversos países, uma rigorosa legislação antipoluição e uma fiscalização eficiente multam e fecham indústrias que cometem crimes contra o meio ambiente.

Nos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Poluição do Ar
  • poluição do ar
  • Poluição do ar
  • Poluição de ar
  • Poluição do ar
  • Poluição do ar
  • Poluição do ar
  • Poluição do ar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!