Poluição do ar por motos

Páginas: 13 (3093 palavras) Publicado: 26 de novembro de 2012
INTRODUÇÃO


A poluição do ar nos centros urbanos é um sério problema ambiental que vem se agravando nos países em desenvolvimento. No Brasil, as concentrações de poluentes atmosféricos têm crescido rapidamente nas principais regiões urbanas durante as últimas décadas. Esta expansão tem ocorrido principalmente devido ao crescente número de veículos automotivos em circulação. Essaexpansão vem seguida de um aumento na emissão de gases poluentes. Os problemas de saúde causados por esses gases em grandes cidades variam desde irritação nos olhos a problemas respiratórios causando custos diretos e indiretos para a sociedade.
Devido ao aumento da demanda de veículos para o trânsito nas grandes cidades. Estas estão abarrotadas, pois muitas vias não comportam a grande frota jáexistente atualmente, gerando engarrafamentos e dificuldades nos deslocamentos.
Com essa problemática de transito, as pessoas tem buscado cada vez mais o uso de motocicletas, por apresentarem diversas vantagens em relação aos outros meios de transporte.
A proliferação das motos tem muitas causas. Uma é o custo menor que o de um carro. Há consórcios a preços acessíveis a população. Outraé o menor custo de operação. Segundo a Associação Nacional de Transportes Públicos, uma viagem de sete quilômetros num grande centro urbano, chega a custar até a metade do valor percorrido de ônibus e até um terço do percurso percorrido por carro,
Gasta-se menos tempo nas viagens de moto. Nesse percurso de sete quilômetros, enquanto a moto gasta dezesseis minutos, o carro precisa de pelomenos vinte minutos e o ônibus de quarenta e três minutos. Por isso, alguns usuários de motos têm carros também, mas usam motocicletas para ganhar tempo.
Uma quarta causa é a terceirização de serviços. Boa parte das empresas acha mais barato e mais eficiente utilizar os serviços terceirizados de um motoqueiro do que manter funcionários para fazer serviços externos.
As motos estãocontribuindo fortemente para o aumento da poluição do ar. Uma moto nova emite quase 16 vezes mais gases poluentes que um carro novo.
Visando complementar o controle do PROCONVE e assim contribuir para a redução da poluição do ar oriunda de fontes móveis no Brasil, foi criado, em 2002, o Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similar - PROMOT.
O PROMOT estabeleceulimites de emissão para gases poluentes provenientes de motocicletas novas e previu exigências quanto à durabilidade de emissões, controle da qualidade da produção, critérios para a implantação de programas de inspeção e manutenção periódica e fiscalização em campo.
















































1. OBJETIVOS


1.1 ObjetivosGerais


Quantificar a emissão de HC, CO e NOx proveniente da queima de gasolina por motocicletas na região da Grande Cuiabá (Cuiabá e Várzea Grande) e propor soluções e medidas que minimizem a quantidade de emissão desses poluentes.


1.2 Objetivos Específicos


• Comparar as emissões de poluentes por automóveis e motocicletas;
• Identificar a importância docontrole de emissão de escape em motocicletas;




































2. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA


2.1 ATMOSFERA


A Atmosfera é considerada como uma fina camada de gases sem cheiro, sem cor e sem gosto, presa a Terra pela força da gravidade. É composta por cerca de 78,06% de Nitrogênio(N2), 20,94 % de Oxigênio (O2) e 1% de outrosgases. (wikipédia, 2007).
É dividida em camadas, por existir uma variação de temperatura do ar atmosférico conforme a altitude, são elas:
Troposfera é a camada de ar junto a Terra, tendo uma altura de 15 km sobre equador, e reduz a temperatura do ar à razão de 0,65ºC a cada cem metros de altitude.
Estratosfera vai desde a tropopausa até a altura de 50 km. É nela que se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Poluição do ar
  • Poluição do Ar
  • poluição do ar
  • Poluição do ar
  • Poluição de ar
  • Poluição do ar
  • Poluição do ar
  • Poluição do ar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!