Poluição atmosférica

Páginas: 6 (1365 palavras) Publicado: 30 de outubro de 2013
Poluição Atmosférica
A poluição atmosférica é o resultado provocado na atmosfera por diferentes substâncias sólidas, líquidas ou gasosas, provenientes sobre tudo da atividade do homem. As contaminações do ar causa gravem problemas para as cidades e áreas com um nível de industrialização elevado generalizando-se cada vez mais por todo planeta fato que merece a nossa preocupação.
A poluição doar nas áreas urbanas e industriais se da devido ao fato de estas regiões serem as que possuem mais focos de poluição, como os escapes dos automóveis (que emitem grandes quantidades de gases poluentes), os aquecimentos domésticos, os fumos industriais e outros, os incêndios florestais e as pulverizações com pesticidas.
As características climáticas de cada região, e a posição geográfica e os ventosdominantes também contribuem para a poluição atmosférica.
Lugares afastados do litoral e regiões abrigadas (pouco ventosas) acabam tornando-se locais ideais para uma maior concentração de poluição, pois o ar não se movimenta e os gases acumulam-se.
No litoral ou nas montanhas onde o ar é ascendente, existe menor concentração de poluição.
Nos países desenvolvidos verifica-se uma maiorconcentração de poluição atmosférica, devido ao grande nível de industrialização e ao modo de vida das pessoas que utilizam demasiado os automóveis, os CFC’s, etc. Contudo este problema cada vez mais se estende aos países em desenvolvimento.
Conseqüências da poluição atmosférica:
O Smog
As condições geográficas e meteorológicas também são muito importantes para o agravamento ou diminuição do efeitoda poluição do ar.
O “Smog” define-se como uma combinação de fumo e de nevoeiro em áreas urbano-industriais.
O Smog surge em situações de nevoeiro, a sua formação é favorecida pelos focos de poluição, que aumentam a quantidade de núcleos de condensação (poeiras ou partículas diversas) na atmosfera saturada ou quase saturada.
As conseqüências do Smog são:
- A inversão térmica, ou seja, oaumento da temperatura durante o dia, e em condições de grande arrefecimento noturno.
-Provoca diretamente nas pessoas asma, bronquite, problemas respiratórios e cardíacos.
- A concentração de fumos à superfície.
Algumas cidades que sofreram o Smog:
-         Los Angeles é uma cidade que sofre grandes problemas de contaminação pelo smog.
-         Londres foi onde ocorreu a situação mais grave, noano de 1952, devido à conjugação de vários fenômenos meteorológicos.
As Chuvas Ácidas
As chuvas ácidas formam-se coma liberação de dióxido de enxofre e de óxido de azoto (provenientes de fábricas e automóveis) para a atmosfera. Esses gases que foram liberados são levados pelos ventos para as nuvens.
A combinação destes gases com o oxigênio e o vapor de água contido nas nuvens, dá origem aoácido sulfúrico e ácido nítrico, ou seja, formam-se as chuvas ácidas.
(estatuas coruidas)
As conseqüências das chuvas ácidas são: acidificação do solo prejudicando a agricultura e as espécies de árvores e plantas que vão nascer; A contaminação das águas que é muito prejudicial para as plantas e animais. As chuvas ácidas embora afetem mais as regiões industrializadas da América do Norte (EUA eCanadá) e da Europa (Alemanha , Áustria, Polônia, República Checa, Escandinávia), devido à emissão de dióxido de enxofre e à queima de petróleo e carvão,são um problema global visto que os ventos transportam as partículas poluentes.

Efeito Estufa
O Efeito estufa é outra grande conseqüência da poluição atmosférica. O sol é constituído por radiações ultravioletas, infravermelhos, entre outras queatravessam a atmosfera, mas nem todas chegam à superfície, pois a mesma absorve, difunde e reflete parte dessa radiação (função de filtro).
O aumento da emissão de dióxido de carbono é prejudicial, pois o CO2 permite a passagem da radiação solar para  terra mas depois funciona como uma barreira, não deixando sair o calor que é refletido pela superfície terrestre, então o calor fica concentrado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Poluição atmosférica
  • Poluição atmosférica
  • Poluição atmosférica
  • Poluição atmosferica
  • poluição atmosférica
  • poluição atmosferica
  • poluição atmosferica
  • POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!