Poluição atmosférica e chuva ácida

Páginas: 7 (1570 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2012
Poluição Atmosférica e Chuva ácida

O que é chuva ácida?

| Sabemos que o pH da água pura é 7,0, mas quando o dióxido de carbono (CO2) presente na atmosfera se dissolve na água, ocorre a formação do ácido carbônico (H2CO3), e portanto o pH da água em equilíbrio com o CO2 atmosférico é de 5,6. Veja a figura e equações mostrando a formação e dissociação do ácido carbônico: O2 (g) + H2O (l) →H2CO3 (aq) H2CO3 (aq) → H+ (aq) + HCO3- (aq) HCO3- (aq) → H+ (aq) + CO32- (aq)   |
Apesar da chuva em equilíbrio com o gás carbônico já ser ácida, só dizemos que a chuva tem um excesso de acidez quando seu pH for menor que 5,6.
O aumento da acidez na chuva ocorre principalmente quando há um aumento na concentração de óxidos de enxofre e nitrogênio na atmosfera. Estes óxidos e o óxido de carbonosão chamados de óxidos ácidos, porque em contato com a água (neste caso água de chuva) formam ácidos.
Como é formada a chuva ácida?
O nitrogênio gasoso (N2) e o oxigênio molecular (O2) da atmosfera podem reagir formando o monóxido de nitrogênio (NO). No entanto, esta reação não é espontânea, necessitando de muita energia para ocorrer. Por exemplo, durante a queima de combustível no motor docarro ou em fornos industriais a temperatura é muito elevada, fornecendo a energia necessária para que ocorra a formação do monóxido de nitrogênio de forma eficiente.
N2 (g) + O2 (g) → 2 NO (g) (em altas temperaturas)
O monóxido de nitrogênio pode ser oxidado na atmosfera (que contém O2) e formar o dióxido de nitrogênio (NO2) que tem cor marrom. Muitas vezes, o fato do céu ter um tom marrom emcidades com tantos veículos como São Paulo, se deve à formação do NO2 na atmosfera, somado com a grande emissão de material particulado (incluindo a fuligem) que também escurece a atmosfera. O dióxido de nitrogênio pode sofrer novas reações e formar o ácido nítrico (HNO3), que contribui para aumentar a acidez da água de chuva.
Um carro produzido em 1995 produz até 10 vezes mais NO que um carroproduzido hoje. Isto porque os carros modernos possuem um conversor catalítico que reduz muito a formação do NO. O conversor catalítico (ou catalisador) contém metais como paládio, platina e ródio, que transforma grande parte dos gases prejudiciais à saúde e ao meio ambiente, em gases inertes como N2 e CO2. Devemos lembrar que o CO2 é um gás que não prejudica diretamente a saúde humana, mas colaborapara aumentar o efeito estufa.
2CO (g) + 2NO (g)     2CO2 (g) + N2 (g)
2CO (g) + O2 (g)     2CO2 (g)
2NO (g)     N2 (g) + O2 (g)
É importante salientar que com ou sem catalisador o carro continua emitindo imensas quantidades de CO2 para a atmosfera. O catalisador tem um papel importantíssimo, mas atua de forma a minimizar apenas as emissões de CO e NO.
O dióxido de enxofre (SO2) é o responsávelpelo maior aumento na acidez da chuva. Este é produzido diretamente como subproduto da queima de combustíveis fósseis como a gasolina, carvão e óleo diesel. O óleo diesel e o carvão são muito impuros, e contém grandes quantidades de enxofre em sua composição, sendo responsáveis por uma grande parcela da emissão de SO2 para a atmosfera. Atualmente no Brasil, a Petrobrás tem investido muito napurificação do diesel a fim de diminuir drasticamente as impurezas que contém enxofre.
De forma equivalente a outros óxidos, o SO2 reage com a água formando o ácido sulfuroso:
SO2 (g) + H2O (l) → H2SO3 (aq)
H2SO3 (aq)  →   H+(aq) + HSO3- (aq)
O dióxido de enxofre também pode sofre oxidação na atmosfera e formar o trióxido de enxofre (SO3), que por sua vez, em contato com a água da chuva irá formaro ácido sulfúrico (H2SO4), que é um ácido forte.
SO2 (g) + ½ O2 (g) →  SO3 (g)
SO3 (g) +  H2O (l)  →  H2SO4 (aq)
H2SO4 (aq)  →  2H+ (aq) + SO42- (aq)
Algumas consequências da elevada emissão de SO2 .
A água de um lago em condições naturais tem o pH em torno de 6,5 – 7,0, podendo manter uma grande variedade de peixes, plantas e insetos, além de manter animais e aves que vivem no seu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Poluição Atmosférica, Chuva Ácida e Efeito Estufa
  • poluição chuva acida
  • Poluição do Ar e Chuva Ácida
  • Poluição do ar. Fontes de poluição, efeito estufa, chuva ácida, combustíveis fósseis, consequências da poluição,...
  • monografia sobre poluição da agua e chuva acida
  • sustentabilidade
  • chuva ácida
  • Chuvas ácidas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!