Polu00EDticas Pu00FAblicas Era Vargas 1930 1945 By Monique

804 palavras 4 páginas
Políticas Públicas para a saúde no Brasil: “Era Vargas” - 1930 a 1945

No governo de Getúlio Vargas, muitos dos direitos ligados à seguridade social foram instituídos, ao passo que também se aprimoraram as ações de Estado acerca da saúde pública a partir das políticas públicas para a saúde.

Passado o período da República Velha, chegamos a Era Vargas, que foi de extrema importância no setor da saúde. As políticas sociais foram a justificativa para seu autoritarismo perante a sociedade brasileira.
Houve a inauguração de outra visão de Estado, assim como a outra configuração social que se iniciava nos centros urbanos do país. A partir da década de 1930, o Brasil começou um processo de industrialização e modernização do Estado, tentando se reposicionar na economia mundial após a crise de 1929. Considerando-se que até então a economia brasileira estava assentada na produção e exportação cafeeira, entendia-se ser necessária a criação de condições para a montagem de um parque industrial que alavancaria o país. Iniciava-se um processo mais tarde chamado por alguns intelectuais de capitalismo tardio. Assim, surgiam novos atores sociais, como o trabalhador urbano, o operário, e, dessa forma, novas demandas sociais se colocavam como desafio ao Estado. Dentre elas a questão da seguridade social. Assim, como aponta Jairnilson Paim (2011, p.14), “o modelo de intervenção do Estado brasileiro na área social data das décadas de 1920 e 1930, quando os direitos civis e sociais foram vinculados à posição do indivíduo no mercado de trabalho”.
Assim, os modelos assistenciais se tornaram cada vez mais complexos, concomitantemente à modernização do Estado do ponto de vista da natureza administrativa e burocrática. Após o golpe de 1937 que criou o Estado Novo, o presidente Vargas direcionou seus interesses para a população urbana que estava empregada nos setores industriais e comerciais. Com mão de ferro e de forma populista, Getúlio Vargas inaugurou uma nova era de modernização da

Relacionados