POLOEQUESTRE

1465 palavras 6 páginas
Polo Equestre
Introdução:
O polo é um esporte que se joga a cavalo, no qual quatro jogadores por equipe se enfrentam golpeando uma pequena bola de plástico ou madeira, com um taco longo, com o objetivo de marcar gols contra a equipe rival. Os jogos são disputados em tempos de sete minutos e meio, denominados chukkers (ocasionalmente denominados chukkas, devido à má interpretação do som escutado pelo sotaque padrão do Reino Unido).

História do Polo Equestre
Considerado o “jogo dos príncipes”, o polo é um jogo muito antigo cuja origem é datada há 600 anos antes de Cristo, no Tibete, em um costume que ocorria algumas vezes ao ano que era a “caça ao rato almiscarado”.
Neste jogo, os caçadores iam a cavalo, carregando bastões para matar o animal. Porém, no verão, não havia ratos e o costume prosseguia utilizando-se os bastões para bater numa bola recoberta com pele, cuja forma moderna chamou-se de “Pulu”.
Os primeiros ocidentais a entrarem em contato com o jogo de polo foram soldados ingleses e civis que estavam servindo na Índia, no século IX. Eles aprenderam a jogar trabalhando em Manipur, um pequeno estado entre Assam e Burma, onde o polo era um jogo nacional e as pequenas vilas tinham o seu próprio time.
Em 1859 foi fundado pelos ingleses que moravam em Manipur, o primeiro clube de polo formado pelo capitão Robert Stewart, conhecido após este feito como o “Pai do Polo Moderno”.
Em 1870 o polo estava sendo muito praticado na Índia Britânica, em pequenos pôneis que não mediam mais do que 1,27m de altura.
O primeiro jogo de polo no Reino Unido foi em 1869, jogado por oficiais e foi chamado de “Hockey a cavalo”. Aos poucos o polo foi ficando mais popular e ganhou caráter mundial, principalmente na Argentina, onde se produzem ótimos cavalos para o jogo.
Em 1886, Inglaterra e Estados Unidos se enfrentaram pela primeira vez, no Troféu Westchester Club.
O polo esteve presente em cinco Jogos Olímpicos: 1900, 1908, 1920, 1924 e 1936. Nos Jogos Olímpicos de París, em

Relacionados