polo pretoquimico

779 palavras 4 páginas
Processos petroquímicos

Natureza dos processos petroquímicos Os processos petroquímicos consistem na obtenção de derivados químicos a partir de combustíveis fósseis (gás natural e petróleo). Estes derivados incluem combustíveis fósseis purificados como o metano, propano, butano, gasolina, querosene, combustíveis da aviação, assim como pesticidas, herbicidas, fertilizantes e outros artigos como plásticos, borracha, asfalto e fibras sintéticas, muitos dos quais substituem as matérias-primas tradicionais, sendo esse o principal fator do crescimento da indústria petroquímica

óleo e gás natural

Transporte

Atuação no transporte e no armazenamento de petróleo, derivados, biocombustível e gás natural por meio da nossa subsidiária Transpetro. Operamos uma malha de oleodutos e gasodutos de mais de 30 mil km, navios-petroleiros próprios ou afretados e terminais terrestres e aquaviários, onde armazenamos os produtos antes de irem para as refinarias ou serem exportados.

Comercialização
A comercialização é uma atividade inerente a diversas de nossas operações. Realizamos negócios com clientes corporativos e, por meio da Petrobras Distribuidora, com consumidores finais, nos mais de sete mil postos de serviços espalhados pelo Brasil. Os principais produtos que comercializamos são diesel, gasolina, gás liquefeito de petróleo (GLP), nafta, óleo combustível e querosene de aviação (QAV).
Problemas e melhorias

Energia elétrica:
(Problemas)
O mercado brasileiro de energia elétrica vem atravessando grandes turbulências, devido a demanda e a inflexibilização da oferta. O levantamento do consumo de energia elétrica per capita mostra o Brasil na 82ª colocação, ficando atrás de pequenos países como Guiana Francesa, Uruguai e Venezuela.

(Soluções)

Diante deste mercado, uma possível solução para os problemas que o Brasil enfrenta em relação à produção de energia é a geração de eletricidade, a partir do uso de resíduos da cana-de-açúcar (bagaço, palha, palhiço etc), alternativa que

Relacionados

  • Motores eletricos industriais
    19666 palavras | 79 páginas
  • Texto Reuni O 040915
    10365 palavras | 42 páginas