politicas sociais

Páginas: 16 (3991 palavras) Publicado: 24 de novembro de 2013
UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP – ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA




LUIZ FERNANDO DA SILVA





O QUE SÃO POLÍTICAS SOCIAIS










CAMPINAS – SÃO PAULO
2013 / 1ºSEMESTRE
INDICE

1 INTRODUÇÃO 03
2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 04
3 DESENVOLVIMENTO 06
3.1 O welfare state ou Estado de bem-estar
3.2 As políticas sociais dos países periféricos 07
3.3Políticas sociais e produção capitalista
3.4 O complexo sócio- assistencial 09
3.5 O complexo sócio- industrial
3.6 O complexo sócio- financeiro 10
3.7 O complexo urbano- social
3.8 O Estado e políticas sociais
3.9 Crise econômica e as políticas sociais 11
4 DISCUSSÃO E RESULTADOS 13
5 CONCLUSÃO 15
6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 161- Introdução
Este trabalho tem por objetivo expor e analisar as políticas sociais presentes nas sociedades contemporânea, assim como a efetividade das mesmas quando são colocadas em prática.
Em resumo, política social está diretamente ligada com o controle e ações sobre as necessidades sociais básicas das pessoas não satisfeitas pelo modo capitalista de produção, ou seja, é uma política demediação entre as necessidades de valorização e acumulação do capital e as necessidades de manutenção da força de trabalho disponível para a realização do mesmo.
A análise destas medidas, pode ser feita de vários modos pois as mesmas ora são vistas como um meio de manutenção da força de trabalho ,destacando o fortalecimento de determinada classe por meio de seus sindicatos ,já em outros momentossão vistas como práticas que possuem tendências a sempre beneficiar o lado mais forte economicamente, ou seja, o lado do empregador.
É importante destacar , que essas medidas sociais não seguem um modelo padrão para todo o globo, podendo assim haver semelhança entre sistemas como também é possível encontrarmos sistemas completamente diferentes daqueles em que estamos envolvidos. Por esse motivo,é bom que o leitor deste trabalho acadêmico tenha em mente que o mesmo está relacionado principalmente aos processos encontrados no Brasil, para que as analises e conclusões tiradas por aqueles que leem a pesquisa seja baseada nas situações encontradas dentro de nosso território nacional.












2- Revisão bibliográfica
Sob a visão de José Celso Cardos Júnior, o  SistemaBrasileiro de Proteção Social (SBPS) foi organizado a partir de três vertentes históricas. A primeira com um cunho mais corporativo assentado nos Institutos de Aposentadorias e Pensões e na Consolidação das Leis Trabalhistas. A segunda estabelecida na antiga tradição caritativa e filantrópica voltada à determinadas  situações de pobreza, que passa a ser a atenção do Estado. A terceira visando políticassociais mais estruturadas na afirmação de direitos sociais dos cidadãos, que só em 1988 se consolidaram.
          Nas décadas de 1980 e 1990 o país enfrentou uma grande reforma no setor das ações sociais do Estado, ocasionando muitas mudanças no SBPS, ampliando a proteção social, com impactos relevantes no que diz respeito ao desenho das políticas, à definição dos beneficiários e dosbenefícios com maior responsabilidade do Estado, implicando o reconhecimento de garantias legais de proteção regulamentada, expandindo a responsabilidade pública. As leis complementares ampliaram os acessos aos benefícios e oportunidades, como enfrentar condições de destituição de direitos, riscos sociais e pobreza.
          Para a compreensão do processo de organização do SBPS e de seu quadro atual, énecessário levar em consideração não os casos isolados de provisão de proteção social – em qualquer de suas dimensões –, tampouco as experiências de atendimento social de origem meramente privada ou filantrópica, mas sim os casos que extrapolam para uma dimensão coletiva e pública dos problemas de proteção social, a partir dos quais se organiza um conjunto de regras e normas de conduta para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Política Social e Política do Idoso
  • Politica social
  • Políticas Sociais
  • POLITICA SOCIAL
  • Politicas Sociais
  • Politica social
  • POLITICAS SOCIAIS
  • Politicas sociais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!