Politicas Publicas

Páginas: 12 (2785 palavras) Publicado: 2 de julho de 2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA

FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE

CURSO DE PSICOLOGIA







Karoline Viana Ferraz








ATUAÇÃO DO PSICOLOGO NO CEPAI














BELO HORIZONTE

2013

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA

FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE

CURSO DE PSICOLOGIA





ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CEPAI






EQUIPE DETRABALHO




Relatório acadêmico apresentado ao Curso de Psicologia do Centro Universitário Una na disciplina de Estágio de Psicologia e Políticas Públicas.

Orientadora Profª Tereza Cristina Peixoto.










RESUMO


Este relatório irá expor a visita por nós realizada ao Centro Psíquico de Adolescência e Infância, localizado em Belo Horizonte, no bairro SantaEfigênia. Ressaltando a intervenção psicológica junto à criança ou adolescente e sua família. Iremos evidenciar qual a relevância deste para a sociedade e qual seu objetivo.


Palavras-chave: Psicologia, CEPAI, Atenção à Saúde Mental de Crianças e Adolescentes.



























SUMÁRIO



INTRODUÇÃO 05


CENTRO PSIQUICO DE ADOLESCENCIA EINFÂNCIA - CEPAI 06


ATENDIMENTO PSICOLÓGICO NO CEPAI 08


CONSIDERAÇÕES FINAIS 09


CONCLUSÕES 10


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15

INTRODUÇÃO


A saúde mental no Brasil é sempre pauta de discussões. Conforme citado por Fernandes e Moura (2009), o conceito de loucura é uma construção histórica, pela qual desde o Renascimento até a atualidade há umaprogressiva separação e exclusão da loucura do seio das experiências sociais. Aquele considerado louco era separado da sociedade ativa, forçado a viver às margens desta.

Nos anos 70 dá-se inicio à Reforma Sanitária no Brasil. Tendo como principal objetivo reinserir o indivíduo com transtorno mental severo e persistente novamente na sociedade. O ano de 1978 é o ano que marca o início efetivo daluta pelos direitos dos pacientes psiquiátricos no Brasil. Conforme citado por Moura (2011), em 1986 foi inaugurado o primeiro Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do país, localizado em São Paulo. Vindo em sua sequencia o II Congresso Nacional do Movimento dos Trabalhadores em Saúde Mental (MTSM) juntamente com a I Conferência Nacional de Saúde Mental no Rio de Janeiro.

A partir do ano de1992, os movimentos sociais, inspirados pelo Projeto de Lei Paulo Delgado (PT/MG), conseguem aprovar em vários estados brasileiros as primeiras leis que determinam a substituição progressiva dos leitos psiquiátricos por uma rede integrada de atenção à saúde mental. A partir deste período a política do Ministério da Saúde para a saúde mental começa a ganhar contornos mais definidos (BRASIL,2005).

Na década de 90 é realizada a II Conferência Nacional de Saúde Mental e passam a entrar em vigor no país as primeiras normas federais regulamentando a implantação de serviços de atenção diária, fundadas nas experiências dos primeiros CAPS, NAPS (Núcleo de Atenção Psicossocial) e Hospitais-dia, e as primeiras normas para fiscalização e classificação dos hospitais psiquiátricos (BRASIL,2005).

Mesmo com estas manifestações a favor da resocialização do paciente com transtorno mental, tendo hoje como um de seus maiores exemplos perceptíveis pela sociedade a Marcha Antimanicomial ocorrida todo dia 18 de maio em Minas Gerais, estes pacientes ainda continuam sendo um tabu.

E ao falarmos de crianças e adolescentes com transtornos psicológicos e até mesmo psiquiátricos não seriadiferente o comportamento. Levando-se em consideração o já estereótipo juvenil feito e sustentado pela sociedade elitista e segregadora.

Para um atendimento diferenciado a estes seres humanos ainda em formação, existe em Minas Gerais o Centro Psíquico de Adolescência e Infância (CEPAI), situado na cidade de Belo Horizonte, mas que é referência para todo o estado.

CENTRO PSÍQUICO DE...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Políticas públicas
  • Política publicas
  • Politicas Publicas
  • Políticas públicas
  • Politica publica
  • Política pública
  • Politica publica
  • POLÍTICAS PÚBLICAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!