Politicas publicas educação fisica

Páginas: 7 (1714 palavras) Publicado: 28 de setembro de 2012
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL









CURITIBA
2012
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..............................................................................3
2 A ORIGEM DA PRÁTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA...........................4
3 A EDUCAÇÃO FÍSICA E A DITADURA...........................................8
4 CONSIDERAÇÕESFINAIS............................................................9
5 REFERÊNCIAS...........................................................................10

















1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho constitui de uma pesquisa bibliográfica pautada na importância e interferências das Políticas Públicas brasileiras na Educação Física Escolar.
Os dois momentos mais salutares, referem-se ao início daprática da Educação Física e seu reconhecimento quanto disciplina (Estado Novo) e o momento em que a Ditadura Militar (1964-1985) delimita e interfere na prática da Educação Física, bem como nos objetivos que a disciplina poderia trazer quanto ao corpo e higiene.
Historicamente, as ações como jogos, organizações de eventos comemorativos, era a garantia da presença da Educação Física nas escolase no final acabam por demonstrar insuficiência em consolidá-la como componente curricular.
O objetivo portanto, é informar e apontar o papel de desempenho da Educação Física quanto disciplina e aspectos contraditórios no decorrer da história político-brasileira.























2 A ORIGEM DA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Para que se entenda a prática daEducação Física enquanto disciplina e a sua relação com as políticas públicas brasileiras no campo educacional, há a necessidade de breves esclarecimentos dentro da história.
Segundo Betti (1991 apud DARIDO-SURAYA, 2003, p.1),


“A inclusão da Educação Física oficialmente na escola ocorreu no Brasil ainda no século XIX, em 1851, com a reforma Couto Ferraz, embora apreocupação com a inclusão de exercícios físicos, na Europa, remonte ao século XVIII, com GuthsMuths, J.J.Rosseau, Pestalozzi e outros.Três anos após a aprovação da reforma do primário e do secundário, em 1854, a ginástica passou a ser uma disciplina obrigatória no primário e a dança no secundário. Em reforma realizada, a seguir, por Rui Barbosa, em 1882, houve uma recomendação para que aginástica fosse obrigatória para ambos os sexos e que fosse oferecida para as Escolas Normais. Todavia, a implantação de fato destas leis ocorreu apenas em parte, no Rio de Janeiro (capital da República) e nas escolas militares. É apenas a partir da década de 1920 que vários estados da federação começam a realizar suas reformas educacionais e incluem a Educação Física, com o nome mais freqüente deginástica.”


A Educação Física foi considerada disciplina escolar no Brasil, segundo o contexto histórico a partir do século XIX, a sua efetivação as primeiras décadas do século XX, tendo como componente principal a associação da prática da Educação Física.O intuito era a preparação de um novo homem mais forte, mais ágil e mais empreendedor e que procurava conhecer e dominar o corpo para quefosse utilizada de uma maneira eficiente. (OLIVEIRA MARINHO, 2004; BARBOSA, 2001)
O objetivo da iniciativa do governo imperial em estruturar a prática da Educação Física escolar no século XIX, está inserida no próprio modelo de funcionamento Estado – Nação (ANDERSON s.d; HOBSBAWM,1984) desenvolvida no governo de D. Pedro II.
Após a abolição da escravatura e proclamação da república, asociedade brasileira tomou outros rumos e a Educação Física passou por modificações na nova República.
Durante o processo de construção da Educação brasileira, a educação Física ficou com a responsabilidade de cumprir certos papéis que eram inerentes a época. Com a Revolução de 1930 e a ascensão de Getúlio Vargas, o processo de normatização e intervenção do Estado na área da Educação física...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Políticas públicas na educação física
  • Educação e políticas públicas
  • Políticas públicas na educação
  • Síntese Políticas Públicas e Educação
  • O Psicólogo e as Políticas Públicas de Educação
  • Filosofia, educação e políticas públicas
  • Politicas publicas em educação
  • Políticas Públicas na educação infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!