politicas publicas (DES) ARTICULADAS ESEUS REFLEXOS FRENTE À VULNERABILIDADE SOCIAL DA JUVENTUDE URBANA

5364 palavras 22 páginas
IMPRESSÕES SOBRE O PROCESSO DE IMIGRAÇÃO E AS CONTRIBUIÇÕES DA COMUNIDADE ÁRABE PARA A REGIÃO DE GUARAPUAVA
THAIS DOS SANTOS
Ciências Sociais
Faculdade Guarapuava (FG)
Orientadora: Profª. Ms. Cerize Nascimento Gomes

RESUMO: O presente artigo propõe a reflexão sobre as transformações ocorridas no conceito de regionalidade a partir das teorias da geografia humanista por meio de estudo sobre a imigração de povos árabes de diversas nacionalidades para o Brasil, com ênfase para a presença dessa comunidade na cidade de Guarapuava. Nosso objetivo é observar a permanência dos costumes e das tradições libanesas, bem como dos conflitos religiosos e políticos que envolvem muçulmanos adeptos do islamismo e cristãos árabes que vivem no Brasil. A pesquisa encaminha-se no sentido de fortalecer a noção de região como algo móvel, mutável e flexível, o que poderá ser validado, a partir da demonstração de que mesmo distantes geograficamente de sua terra, os povos árabes transportam com eles um vasto espaço histórico, cultural, econômico e social.
PALAVRAS-CHAVE: Região. Imigração. Religiosidade. Cultura. Conflitos.
INTRODUÇÃO

O presente artigo aborda aspectos da imigração dos povos árabes para o Brasil, propondo inicialmente algumas questões e conceitos relacionados ao movimento dessas etnias em nível global e num segundo momento analisa sua transposição para o Brasil, seguindo-se para o Paraná e finalmente, debate-se a contribuição desses povos árabes para o desenvolvimento do município de Guarapuava.

A metodologia de pesquisa é teórica e bibliográfica com estudos de campo junto à algumas pessoas da comunidade árabe de Guarapuava. Desse modo reúnem-se alguns princípios teóricos com elementos históricos e antropológicos com a finalidade de oferecer um perfil das contribuições econômicas, políticas, sociais e culturais desses povos para a sociedade regional.

2. IMIGRAÇÃO E REGIONALIDADE

Relacionados

  • Psicologia Ana M B Bock E Outros Psicologia Socio Historica
    75982 palavras | 304 páginas