Politicas públicas

Páginas: 5 (1127 palavras) Publicado: 12 de abril de 2013
POLÍTICAS PÚBLICAS E SEUS CONCEITOS BÁSICOS

GIBOSKI, Cinara
Polo: Palmitos

Objetivando apresentar alguns conceitos relacionados à política pública discutindo, se o termo política pública esta relacionado ao seu formulador, ou ao seu objetivo, demonstrando algumas divergências existentes, e ao final propondo algumas alterações, proporcionando uma reflexão sobre o tema. Essa discussão aindavai durar muito tempo, enquanto não se uniformiza os conceitos, apresenta – se para cada abordagem multicêntrica e estatística, novas denominações buscando maior esclarecimento sobre a política.Os estudos sobre políticas públicas são ainda muito recentes no Brasil, e existem ainda muitas divergências conceituais e é necessário discutir, pensar e repensar sobre o tema. Segundo Secchi(2010) qualquerdefinição de política pública é arbitrária, pois não há consenso na literatura especializada sobre questionamentos básicos. Rua afirma que é toda política pública (polices) por sua vez são outpus, ou seja, resultantes da atividade política. Ela diferencia a política pública da decisão política tendo que a política pública envolve ações e estratégias para implementar as decisões e a decisãopolítica não passa de um leque de alternativas sob as preferências dos atores envolvidos. Ela deixa claro a diferença também que nem toda decisão política vira uma política pública mas que toda política pública implica uma decisão política.
Grande parte da atividade política dos governos se destina à tentativa de satisfazer as demandas que lhes são dirigidas pelos atores sociais. Existindobasicamente três tipos de demandas sendo elas as novas, as demandas recorrentes e as demandas reprimidas. A política compreende um conjunto de procedimentos destinados à resolução pacifica de conflitos em torno da alocação de bens e recursos públicos. Distinguir entre atores públicos e privados.
A questão dos atores envolvidos no conflito que podem ser os públicos que são os políticos aqueles sob mandatoseleitorais, o burocratas que são aquele possui uma carreira pública e os privados que são empresários podendo também existir os trabalhadores em geral os agentes internacionais e a mídia. Ainda de acordo com Rua um estado de coisas quando passa a se tornar prioridade na agenda governamental torna – se assim um problema político.
Para a abordagem estatística sugere- se dois nomes, políticapública estatal cujo ator protagonista seja o Estado, e a política privada de interesse público para as políticas cujo ator protagonista não seja o Estado, mas tenham o objetivo de enfrentar um problema da sociedade.
Os autores sobre a política pública concordam que a mesma afeta profundamente a vida cotidiana de cada indivíduo na sociedade, conforme afirma Theodoulou(1995). Aceitando que existeposições diferente, visão diferente, e que possuem mais pontos comuns do que divergentes. O interesse da análise política não se restringe meramente a aumentar o conhecimento sobre planos, programas e projetos desenvolvidos e implantados pelas políticas setoriais. A abordagem da policy analysisi pretende analisar a inter – relação entre as instituições políticas, o processo político e os conteúdos depolítica com o arcabouço dos questionamentos tradicionais da ciência política.
A concepção da policy arena parte do pressuposto de que as reações e expectativas das pessoas afetadas por medidas políticas tem um efeito antecipado para o processo político de decisão e de implementação. Os custos e ganhos que as pessoas esperam de tais medidas tornam – se decisivos para a configuração do processopolítico. Esse modelo refere – se portanto aos processos de conflito e de consenso dentro das diversas áreas de política, as quais podem ser distinguidas de acordo com seu caráter distributivo, redistributivo, regulatório ou consecutivo. Essas formas de política podem ser caracterizadas no que tange o modo da resolução de conflitos políticos.
Na fase da avaliação de políticas e da correção de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Políticas públicas
  • Política publicas
  • Politicas Publicas
  • Políticas públicas
  • Politica publica
  • Política pública
  • Politica publica
  • POLÍTICAS PÚBLICAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!