Politicas federais de habitação no brasil: 1964/1998

Páginas: 6 (1316 palavras) Publicado: 16 de julho de 2012
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DE ALAGOAS
CAMPUS MARECHAL DEODORO
CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA DE GESTÃO AMBIENTAL
3º MÓDULO

Flávio Correia dos Santos

POLITICAS FEDERAIS DE HABITAÇÃO NO BRASIL: 1964/1998.

Marechal Deodoro
2011
Flávio Correia dos Santos

POLITICAS FEDERAIS DE HABITAÇÃO NO BRASIL: 1964/1998.







Trabalho apresentado como exigênciaparcial da disciplina de Gestão de áreas urbanas, ministrada pelo professor Eder, do 3º módulo matutino, no Curso de tecnologia de Gestão Ambiental do Instituto Federal de Alagoas – IF/AL.



Marechal Deodoro
2011
SANTOS, Claudio Hamilton M. Politicas federais de habitação no Brasil: 1964/1998. Brasília: Editora do IPEA, 1999.

Santos é bacharel (IE-UFRJ, 1993), mestre (IE-UFRJ, 1998) edoutor (New School for Social Research, 2003) em Economia. Atualmente é coordenador de finanças públicas da Diretoria de Estudos Macroeconômicos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Suas áreas de pesquisa são teoria macroeconômica, macro econometria aplicada, finanças públicas e contas nacionais. Tem diversas produções bibliográficas publicadas, entre eles, artigos e livros arespeito dos temas, no qual se mantém disposto em discutir suas abordagens e redigi-los.
No texto ele trás a margem do debate das principais ideias e resultados das politicas federais de habitação, entre o período de 1964 e 1998, dentro de suas características existentes e os aspectos dos problemas habitacionais do Brasil. Não foi uma escolha simples e involuntária do período em analise, mas é do fatode termos o ano de 64 como o da criação do Sistema Financeiro de Habitação, o tal (SFH) e o respectivo ano de 98 como o do amadurecimento das politicas de habitação do Governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC), embora que este tenha sido lançado oficialmente em 1996.
À vida, liberdade e propriedade privadas são os principais Direitos que, no entanto, estão positivados em disposições para o bemcomum das sociedades. Entretanto, as tais propriedades privadas, que podemos chama-las de habitações é um bem custoso, no qual é uma das necessidades básicas dos seres humanos e que para serem conquistadas precisa-se de financiamentos de longo prazo. Analisando as habitações pode-se serem observadas que elas trazem significativa importância para a continua atividade de construção civil, que porconsequência reveste-se em gerações de empregos e aumento do PIB da economia brasileira.
Santos trás no texto que é necessário que o Governo trabalhe para disponibilizar, cada vez mais, recursos para o financiamento e investimentos de habitações; obtendo, então, mais emprego dentro da economia do país. E outros aspectos também videntes dentro das ideias de Santos é no investimento de moradias paraas camadas menos favorecidas da sociedade; trazendo essas intervenções estatais como uma forma de atuar na área social de tal forma que garanta seus efetivos Direito de propriedade privada.
As evidentes problemáticas no que se diz respeito às carências de habitações no Brasil. Dando o nome de “déficit habitacional qualitativo”, ele aponta as verdadeiras e intricicas necessidades concentradas nasfamílias de renda inferior; evidenciando a inadequada infraestrutura que o Brasil dispõe para as classes sociais baixas. Tais problemas trazem a explicita necessidade de que tem de haver mais politicas públicas na área habitacional do país voltado a atender essas camadas sociais que apresentam baixa expectativa de habitação e infraestrutura. Essas áreas habitacionais citadas pelo autor não remeteapenas a área urbana, mas também indispensável para a área rural, no qual destaca também diversos problemas ao que se diz respeito a habitações e infraestrutura.
É indispensável textos na legislação que traga efetivamente as regulamentações e formulações de planos diretores das cidades; para analisarmos, então, questões tipicamente urbanas como o uso do solo, padrões de edificações, enfim....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Politica de habitação no brasil
  • A conjuntura política do brasil na ditadura militar 1964 a 1985
  • O DESENVOLVIMENTO DA POLÍTICA FEDERAL DE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO NO BRASIL DURANTE A DITADURA MILITAR...
  • politica 1998
  • Politica de Habitação
  • habitação no brasil
  • Habitação no Brasil
  • Politicas de Habitação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!