Politicas Estruturantes de Educação ambinetal no Brasil

981 palavras 4 páginas
Políticas Estruturantes de EA no Brasil e no Estado de SP
Curso de Educação Ambiental - 2012
Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Discutimos no fórum como políticas estruturantes nacionais ou estaduais podem afetar as práticas locais. Como você vê políticas e/ou ações locais influírem sobre as práticas regionais ou nacionais?

Para fazer frente aos desafios do meio ambiente e do desenvolvimento, os Estados decidiram estabelecer uma nova parceria mundial. Essa parceria compromete todos os Estados a estabelecer um diálogo permanente e construtivo, inspirado na necessidade de atingir uma economia em nível mundial mais eficiente e equitativa, sem perder de vista a interdependência crescente da comunidade das nações.
É importante superar os confrontos e promover um clima de cooperação e solidariedade genuínos, igualmente fortalecer as políticas nacionais e internacionais.
Tanto as políticas econômicas dos países individuais como as relações econômicas internacionais têm grande relevância para o desenvolvimento sustentável. A reativação e a aceleração do desenvolvimento exigem um ambiente econômico e internacional ao mesmo tempo dinâmico e propício, juntamente com políticas firmes no plano nacional. A ausência de qualquer dessas exigências determinará o fracasso do desenvolvimento sustentável. A existência de um ambiente econômico externo propício é fundamental.
As políticas e medidas necessárias para criar um ambiente internacional marcadamente propício aos esforços de desenvolvimento nacional são, consequentemente, vitais. A cooperação internacional nessa área deve ser concebida para complementar e apoiar, e não para diminuir ou subordinar. Políticas econômicas internas saudáveis, tanto nos países desenvolvidos como nos países em desenvolvimento, para que possa haver um avanço mundial no sentido do desenvolvimento sustentável.
O desenvolvimento sustentável exige comprometimento com políticas econômicas saudáveis e um gerenciamento igualmente saudável,

Relacionados

  • Licenciamento Ambiental
    221356 palavras | 886 páginas