politicas ambientais no razsilk

878 palavras 4 páginas
Políticas ambientais do Brasil

ITAOCARA, 25 de abril
UNIDADE INTEGRADA CAIO MELO DE ALMEIDA
POLÍTICAS AMBIRNTAIS DO BRASIL
ALUNOS:
GUILHERME VIEIRA
PRISCILA SIAS
THAIS VIEGAS
PROFESSOR:
NOELMA CARVALHO

ITAOCARA,25 de abril
Introdução:
Grandes acontecimentos internacionais ocorridos a partir da segunda metade do século XX, influenciaram o curso das políticas ambientais no mundo e, conseqüentemente, no Brasil. Havendo, nesse período, o desenvolvimento de três óticas: a ótica corretiva, a preventiva e a integradora.

A política ambiental brasileira, comparada às demais políticas setoriais brasileiras, se desenvolvem de forma tardia. Basicamente em resposta às exigências do movimento internacional ambientalista. Em decorrente da Revolução Industrial, o desenvolvimento econômico impediu que os problemas ambientais fossem considerados. O meio ambiente era predominantemente visto como acessório do desenvolvimento.
A política ambiental brasileira nasceu e se desenvolveu nos últimos quarentas anos como resultado da ação de movimentos sociais locais e de pressões vindas de fora do país.Ao longo da história da humanidade, três grandes momentos são observados na relação homem-natureza. O primeiro ocorreu nos primórdios da história, onde encontramos um ser humano subjugado pela natureza, considerando-a onipotente, imprevívisel e indomável. O segundo momento começa com as sociedades ocidentais, a partir da Revolução Cientifica e Industrial. Nesse contexto, o ser humano se considera superior ao mundo natural, objetivando domá-lo e explorá-lo para encontrar todos os seus segredos. No terceiro e mais complexo momento, ocorre a conexão da natureza à vida humana, não apenas no nível biológico, mas também cultural e psicológico. Este momento considera que devemos compreender as transformações e as nossas limitações

Relacionados