Politicagem do enem

Páginas: 4 (783 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2011
Erros colocam credibilidade do ENEM em risco
Assim como no ano passado, ENEM pode ser cancelado por erros gráficos.

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) aconteceu neste fim de semana. Comalgumas diferenças das edições anteriores, a prova preocupou os estudantes. Este ano, o ENEM foi realizado em duas etapas: uma no sábado, 6, onde fizeram provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias eCiências da Natureza e suas Tecnologias, e outra no domingo, composta por uma redação e duas provas: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Ambas as etapas foram às13h, segundo o horário de Brasília.

Cada uma das quatro provas objetivas tinha 45 questões de múltipla escolha. No sábado, os participantes tiveram quatro horas e meia para fazê-las. No domingo,como além de duas provas de múltipla escolha – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias – houve uma redação, o participante teve cinco horas e meia para realizar seuexame.

A mudança que mais assustou os participantes foi a proibição de entrar no local da prova portando lápis, borracha ou relógio. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas EducacionaisAnísio Teixeira (Inep), as medidas justificam-se na segurança dos resultados. Os inscritos, entretanto, não aprovam a mudança. Após a prova do domingo, Nathália Moura, 16, afirmou que ficou maisapreensiva e insegura fazendo toda a prova à caneta: “Foi estranho, ficava com medo de escrever, fazer os cálculos e estar errado, mesmo sendo só rascunho. E o tempo também passa muito rápido e a gente, semrelógio, fica perdida”.

Porém, esse ainda não foi o problema mais grave do Exame. Erros na prova amarela, na folha de respostas e até nos números de inscrição tumultuam o primeiro dia de prova.Um dos erros foi na folha de resposta, que trazia cabeçalho invertidos. No caderno de perguntas, as questões de 1 a 45 eram de Ciências Humanas e, de 46 a 90, de Ciências da Natureza. Na folha de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Politicagem
  • POLITICAGEM
  • Politicagem
  • Politicagem
  • politicagem
  • Politicagem
  • Politicagem
  • Politicagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!