politica social

Páginas: 6 (1438 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
As políticas sociais são de extrema importância para o desenvolvimento de uma nação, pois é através deles que há garantia de criar e estabelecer leis que venham a aliviar os males enfrentados pela população.
Podemos definir as políticas sociais como a intervenção do Estado, a fim de suavizar as expressões da questão social da classe trabalhadora, que sofre de todos os tipos de miséria edesigualdade causada por ganância desenfreada de modo capitalismo.
Levando em consideração que a industrialização veio tardiamente ao Brasil, o processo de construção da Política Social chegou mais tarde. Somente no início do século XX que o Brasil começa a sofrer transformações, passando de um modelo de exportação agrícola para um modelo urbano-industrial, que levou o país a um estado de pobreza emgeral. Até final dos anos 20, os pobres, os desempregados, era visto como marginal e foi tratado como uma questão de polícia. Não houve políticas sociais.
Ao longo da história da sociedade brasileira, muito já foi alcançado no campo das políticas sociais, através da luta dos trabalhadores e as classes desfavorecidas da população. Também podemos mencionar os esforços de mulheres que também tiveramsua parcela de contribuição na construção das políticas sociais brasileiras.
Segundo Potyara Amazoneida P. Pereira (página 3, 2012) No Brasil as mudanças primeiras‑mundistas sempre tiveram repercussões, malgrado aqui não se ter vivenciado anos gloriosos do ponto de vista econômico e social. Mas, como diz Sader (2010) à história mostra que, desde 1930, o país sofreu grandes transformações quemudaram de forma marcante a sua fisionomia econômica, política, social e cultural. Só que, contraditoriamente, essas transformações se realizaram combinando rupturas e continuidade se, portanto, preservando ranços conservadores e, agora, transformistas, no sentido gramsciano - num contexto afinado com os apelos modernizantes do capital internacionalizado.
E temos como exemplo quando em 1930 que,presidente Getúlio Vargas para agradar seus eleitores, decidiu ouvir os apelos dos trabalhadores e fazer algumas concessões, a fim de controlar de forma mais eficaz a classe mais baixa. No entanto, os sinais começaram a aparecer de grande descontentamento e frustração também a classe e intelectuais do meio, originários de vários movimentos políticos contra a administração pública, o que foiconsiderado por muitos como ineficiente e desconfortável. Presidente Getúlio Vargas foi forçado a tomar várias medidas preventivo na área social, para tentar reduzir a insatisfação dos trabalhadores, mantendo assim a ordem do sistema capitalista.
Durante o período da ditadura militar (1964-1988), a classe trabalhadora foi silenciada, reduzindo as políticas sociais, a suspensão dos direitos políticos,proibição do direito de greve e da grande repressão que se instalou no país. Na década de 80 houve lutas intensas com o objetivo de democratizar o país, porque o povo brasileiro ansiava por seus direitos sociais básicos: saúde, educação, assistência social, habitação, entre outros.
O primeiro código de ética do trabalho social é datado de 1947. “Foi aprovado em assembléia geral da AssociaçãoBrasileira de Assistentes Sociais (ABAS). Durante este período, a Igreja Católica exercia muita influência e o código foi baseado principalmente no ideológico e preceitos morais da Igreja Católica.” (SANTINI, 2009. P. 82).
O princípio utilizado por assistente social profissional foi o bem comum. Os deveres do assistente social foram inspirados pelo cristianismo: “o respeito pela dignidade humana, zelo eempenho no trabalho de realização de recursos da ciência em favor do beneficiário.”
Os organismos que representam a assistente social foram:
Nos anos “1980, cabe mencionar um fato notório no histórico de altos e baixos do híbrido desenvolvimento brasileiro e da sua política social: paralelamente à recessão econômica, que também atingiu o Brasil—, acompanhada de inflação, endividamento do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Política Social e Política do Idoso
  • Politica social
  • Políticas Sociais
  • POLITICA SOCIAL
  • Politicas Sociais
  • politicas sociais
  • Politica social
  • POLITICAS SOCIAIS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!