POLitica social NO BRASIL E SERVIÇO SOCIAL

Páginas: 7 (1677 palavras) Publicado: 8 de maio de 2014
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL

JACQUELINE BARRETO DA SILVA SANTOS







POLITICA SOCIAL NO BRASIL E SERVIÇO SOCIAL










Teixeira de Freitas
2012

JACQUELINE BARRETO DA SILVA SANTOS














POLITICA SOCIAL NO BRASIL E SERVIÇO SOCIAL

Trabalho apresentado ao Curso Serviço social UNOPAR - Universidade Norte doParaná, para a disciplina Interdisciplinar.

Prof. Clarisse Luz
Prof. Maria Lucimar Pereira
Prof. Amanda Bozza
Prof. Paulo Aragão.





Teixeira de Freitas
2012

SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO 3
2 POLITICA SOCIAL NO BRASIL E SERVIÇO SOCIAL 4
3 CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO


O Surgimento da política social foi acontecendo de forma gradual e diferenciada entre os diversospaíses; tendo sua origem no capitalismo, destina-se prioritariamente, a classe trabalhadora, na luta pelos seus direitos. Encontra-se legislada e controlada pelo Estado e se mantém subordinada à política econômica.
A partir do capitalismo, surge a política social,construída por meio das mobilizações das classes operárias advindas das revoluções industrias no século XIX.
As políticas sociais sãoclassificadas e definidas conforme suas especificidades e seus objetivos imediatos, como curativas e preventivas, primarias, secundarias e terciárias, São apresentadas de acordo com o público-alvo: crianças, jovens, e idosos.
Embora os estados sejam ideológicos são também repressivos. A política social articula os movimentos sociais de trabalhadores com as formas de reprodução imposta pelavalorização do capital e pela manutenção da ordem social .
As políticas sociais são alternativas governamentais, composta por planos, projetos e programas de intervenção para cada área e ou campo, como educação ,saúde , assistência , lazer etc. As políticas sócias se referem a ações implementadas pelo Estado com enfoque na proteção social visando à diminuição das desigualdades recorrentes do Capitalismo.As políticas sócias surgiram como forma de amenização e até mesmo de enfrentamento, da situação de precariedade de direitos humanos, existente em governo autoritários. Portanto, Houve a preocupação de inseri-las na Constituição Federal de 1988, como preconizado em seu art.3
Dado o período histórico estabelecido, dividimos este dois subitens. No primeiro deles, a política social é retratada noperíodo de 1930 a 1963. No segundo momento, detemos na política social da ditadura militar instaurada em 1964. Vamos poder aprender que no período ditatoral pós-1964, apesar de algumas continuidades, temos rupturas importantes na política.




2 POLITICA SOCIAL NO BRASIL E SERVIÇO SOCIAL

Essa trajetória da maioridade intelectual do profissional de serviço social vem com carga para ainserção nas lutas de conquistam defesas de direitos da população e democratização social.
A questão da liberdade também é entendida como uma categoria central da Ética. Heller (2000, p. 6) define:

A liberdade só veio conquistar um lugar importante e cada vez mais significativo no núcleo da ética na época em que assumiu essa mesma importância na própria realidade; quando as comunidades naturais detipo antigo se dissolveram, a sociedade capitalista empreendeu o caminho de seu desenvolvimento, e, com isso, esgotou –se a inserção incondicional e natural do homem numa situação dada; por conseguinte, pelos menos de modo abstrato e acordo com mera possibilidade, o homem pode já escolher o seu lugar no mundo e, com ele, seus costume e suas normas, o que tornou desnecessária uma ética vinculada aocódigo de costume. Assim, portanto, a liberdade enquanto nova categoria central da etecidade significa um crescimento axiológico.

As conquista sociais acumuladas são transformadas em situações problemáticas ocorrendo em contrapartida a difusão da idéia liberal de que o bem-estar social pertence aos indivíduos, família e comunidades. A intervenção do Estado no atendimento às necessidades...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Serviço social e politica social no brasil
  • Serviço social e politica social no brasil
  • Serviço social e política social no brasil
  • Política social no brasil e serviço social
  • Serviço social e política social no brasil
  • serviço social e politica social no brasil
  • Politica social no Brasil e o serviço social
  • Politica social no brasil e serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!