Politica social no brasil e serviço social

Páginas: 8 (1813 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
A TRAJETÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL:

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar o caminho percorrido pelo Serviço Social no Brasil, expondo algumas reflexões sobre as metodologias das políticas sociais, essencialmente as relacionadas ao campo do trabalho. Em frente das demandas sociais e das circunstâncias presentes de mundialização econômica e seguro avançodo liberalismo renovado, refletimos sobre o propósito do Estado nacional brasileiro, numa abordagem sob a perspectiva de proteção social do trabalhador.

Ao longo da nossa história podemos identificar períodos exclusivos em que o Estado se dispôs como colaborador na formulação e execução de políticas públicas. Apesar de todos os acontecimentos do 2º pós-guerra, podemos assegurar que o períodode intervencionismo está compreendido entre 1930 até 1970, em que o modelo keynesiano se apresenta adaptado em todos os países do primeiro mundo. Esse acontecimento, entretanto, nos países periféricos assume poucas extensões, enquadrando-se, no Brasil, apenas como normas cujo objetivo maior é o de prevenir a expansão da pressão dos movimentos operários.

O assunto referente às questões daspolíticas sociais, principalmente às ligadas ao campo do trabalho revela-se para nós como um grande desafio de entendimento uma vez que, as transformações ocorridas no mundo do trabalho evidenciam-se como as mais significativas do contexto atual. Com o objetivo de iniciarmos o entendimento da temática ora apresentada, escolhemos a leitura de alguns autores como base teórica de nossa pesquisabibliográfica: Raichelis (1988) e Iamamoto (2005)

Desenvolvimento

O histórico do Serviço Social no Brasil


O século XX foi o cenário de grandes modificações sociais decorrentes de crises política-economica-financeiras a nível mundial. O sistema de produção e reprodução do capitalismo marca o seu percurso, ampliando a taxa de urbanização e a concentração da população nas áreas urbanas, e com issomultiplicaram-se os problemas dos trabalhadores com a situação precária, aumentando assim as tensões nas relações de trabalho piorando a questão social que causou a solicitação da presença de políticas sociais que atenuassem o seu resultado devastador.

Antes da década de 30, a Assistência Social no Brasil era realizada pelo setor privado, com obras filantrópicas vinculadas a Igreja Católica quetinha como ponto principal a benesse e a caridade. Essa década é o marco representativo dos primeiros ensaios da implementação de políticas sociais voltadas para o campo do trabalho.

O trabalho dos “assistentes sociais” era realizado por moças e senhoras da burguesia, a classe dominante, oferecendo uma formação ideológica cristã, baseada no assistencialismo e repressão. Esses agentes agiam juntoàs crianças e mulheres com informações de higiene, prendas domésticas, moral e valores instituídos pela doutrina cristã.

O Serviço Social surgiu no Brasil com características assistencialista e dominadora procurando favorecer o capitalismo e o desenvolvimento industrial.

Até a década de 70 a presença intermediária do Estado é essencial para executar políticas que vão de encontro às demandascriadas pela crise do padrão de acumulação taylorista/fordista, que já apresenta vestígios de uma crise estrutural, diminuindo a solidez do alicerce do capital de forma a desencadear um “conjunto de transformações econômicas, políticas, sociais, institucionais e culturais” (Mota, 1995, p.88).


As ações sociais criadas para assistir a classe trabalhadora a partir da década de 30

O ServiçoSocial no Brasil emergiu nas décadas de 30 e 40, por iniciativa da Igreja Católica acompanhado da implantação das Leis Sociais, que na realidade se tratavam das leis trabalhistas do governo Vargas (1930-1945).

Nessa década Vargas cria os Institutos de Aposentadorias e Pensões - os IAPs, vinculados ao Ministério do Trabalho, criado com o objetivo de aumentar o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Serviço social e politica social no brasil
  • Serviço social e politica social no brasil
  • Serviço social e política social no brasil
  • Política social no brasil e serviço social
  • Serviço social e política social no brasil
  • serviço social e politica social no brasil
  • POLitica social NO BRASIL E SERVIÇO SOCIAL
  • Politica social no Brasil e o serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!