Politica para não ser idiota

Páginas: 3 (638 palavras) Publicado: 13 de abril de 2013
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

Unidade de Chapecó





Curso:Direito

Componente Curricular: Filosofia Jurídica

Professor: Celso Paulo Costa



RESENHA CRÍTICA: POLÍTICAPARA NÃO SER IDIOTA



Cortella,Mario Sérgio....



O livro tem como autores,dois renomados filósofos, professores, escritores já premiados, os quais desenvolvem trabalhos de expressão nocampo da Educação.

Na forma de diálogo, estabelecem um debate inspirador sobre os rumos da política na sociedade atual.Discutem conceitos e entendimentos,fazendo uma linha do tempo e chegandoao atual cenário da política.

Partindo do conceito original de idiota, expressão que em grego “idiótes”,significa “aquele que diz não à política” ou que diz” não me meto em política”,os doisflilósofos vão interpretando os paradoxos e contradições da política no cotidiano das pessoas.

Entre perguntas e respostas,sobre fatos e conceitos, os autores discorrem sobre a expansão da política eapontam uma certa convergência entre ela e a democracia.Segundo eles, na ótica da política como convivência coletiva, a vida humana é condomínio, do qual todos nós fazemos parte e assim sendo, definem oato de conviver,como o mais político dos atos.

Falam sobre o atual desencanto generalizado com a política e de uma certa exaustão da participação política pública.Enfatizam a necessidade deentender a política como pulsão vital.Consideram a democracia, como uma mudança significativa e radical, ocorrida em quase todo continente americano, na Europa, na América Latina, Oceania e numaparte razoável da Ásia, mas afirmam que o descaso em relação ao valor da liberdade, coloca em questão o entendimento da democracia e a sua vivência no campo dos direitos individuais,sociais.

Aditadura vivida pelos autores é tratada como um inimigo, mas reconhecem que ela provocava a utopia, um horizonte adversário, os quais moviam as pessoas, especialmente os jovens para o engajamento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Politica para não ser idiota
  • política para não ser um idiota
  • Politica para nao ser idiota
  • Política para não ser idiota
  • Politica para não ser idiota
  • POLITICA PARA NAO SER IDIOTA
  • Politica para não ser idiota
  • Politica para não ser idiota

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!